A Estatistica na Tomada de Decisão
Por: orcelio • 7/4/2020 • Projeto de pesquisa • 2.911 Palavras (12 Páginas) • 179 Visualizações
INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E GESTÃO
LICENCIATURA EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Importância da Estatística no processo de Tomada de Decisão na Administração Pública
Albertina Fernando Cumbi
Maxixe, Março de 2019
INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E GESTÃO
LICENCIATURA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Importância da Estatística no processo de Tomada de Decisão na Administração Pública
Trabalho de módulo de Estatística entregue aos tutores Éric Keivan, do departamento de Economia e Gestão, como 2º teste.
O Estudante O Tutor
Albertina Fernando Cumbi ________________________
Maxixe, Março de 2019
Índice
Conteúdo Página
I. Introdução 1
1.2. Objectivos 2
1.2.1. Objectivo Geral: 2
1.2.2. Objectivos específicos: 2
II. Quadro Teórico 3
2.1. A importância da estatística nas áreas da empresa 3
2.2. O uso das ferramentas estatísticas na empresa 4
2.3. Meios e métodos que auxiliam na tomada de decisão 6
III. Considerações finais 8
IV. Referências Bibliográficas 9
I. Introdução
Durante o século XX, segundo Salsburg (2009), a estatística revolucionou a ciência através do fornecimento de modelos úteis que sofisticaram o processo de pesquisa na direcção de melhores parâmetros de investigação, permitindo orientar a tomada de decisões nas políticas socioeconómicas. Os métodos estatísticos foram desenvolvidos como uma mistura de ciência, tecnologia e lógica para a solução e investigação de problemas em várias áreas do conhecimento.
A chegada de computadores pessoais cada vez mais poderosos foi decisiva e fez com que a estatística se tornasse mais acessível aos pesquisadores dos diferentes campos de actuação. Actualmente, os equipamentos e softwares permitem a manipulação de grande quantidade de dados, o que veio a dinamizar o emprego dos métodos estatísticos.
Hoje, a utilização da estatística está disseminada nas universidades, nas empresas privadas e públicas. Gráficos e tabelas são apresentados na exposição de resultados das empresas. Dados numéricos são usados para aprimorar e aumentar a produção. Censos demográficos auxiliam o governo a entender melhor sua população e organizar seus gastos com saúde, educação, saneamento básico, infra-estrutura, entre outros. Com a velocidade da informação, a estatística passou a ser uma ferramenta essencial na produção e disseminação do conhecimento. O grau de importância atribuído a ela é tão grande que praticamente todos os governos possuem organismos oficiais destinados à realização de estudos estatísticos.
O campo de aplicação da estatística tem se ampliado consideravelmente, devido à necessidade de tomada rápida e segura de decisões, actividade tão presente no quotidiano do administrador (Carvalho, 2003 & Milagre, 2001).
A tomada de decisão é uma das actividades essenciais no contexto organizacional, pois tudo o que o líder vier a realizar, recairá sobre qual o melhor caminho a seguir, portanto eles necessitam de aptidões para obter êxito na função de liderar. No entanto, o presente trabalho visa abordar sobre a importância da estatística no processo de tomada de decisão na administração Pública.
1.2. Objectivos
1.2.1. Objectivo Geral:
- Analisar a importância da estatística no processo de tomada de decisão na administração pública.
1.2.2. Objectivos específicos:
- Descrever a importância da estatística nas áreas da empresa;
- Abordar sobre o uso das ferramentas estatísticas na empresa;
- Descrever os meios e métodos que auxiliam na tomada de decisão.
II. Quadro Teórico
2.1. A importância da estatística nas áreas da empresa
A área financeira possui uma grande aplicabilidade das pesquisas estatísticas, pois se dedica aos lucros, aos custos, aos gastos, às avaliações, às análises dos processos, entre outras considerações. É fundamental para um gestor ter uma ampla visão da empresa para que ele possa tomar atitudes. Os números lhe fornecem interpretações com mais exactidão e permite maior confiabilidade na acção.
Nos estudos pioneiros de Taylor (1970), o trabalho do gerente começa a ser moldado pelas suas responsabilidades pela concepção e andamento do processo produtivo. Corroborando, Fayol (1990) identifica que além de ter autoridade e responsabilidade pelo andamento do processo produtivo, o gerente precisa ter iniciativa e colaborar com o alcance de objectivos organizacionais mais amplos, exercendo a função de controlador. Sendo assim, Braverman (1987) afirma que o controle é, de facto, o conceito fundamental de todos os sistemas gerenciais.
A área de produção lida com métodos utilizados para verificação de dados relacionados aos produtos ou aos processos ou aos funcionários. É nesta área que há a necessidade de monitoramento, como por exemplo, no controle de qualidade dos produtos. Existem gráficos que demonstram a cada processo o avanço e as falhas de cada produto, permitindo parar a produção e fazer a manutenção, ou mesmo descobrir novas maneiras de realizar cada tarefa (Votto & Fernandes, 2014; Grejo et al, 2015).
Na área de marketing que é vista como propaganda de uma empresa pelos leigos, mas trata-se de um ramo fundamental e que engloba todas as outras, também se pode usar a estatística. O marketing mantém uma empresa em actividade, ela é a imagem que a empresa quer passar aos clientes e, portanto, é essencial. Mas como os resultados quantitativos podem auxiliar o Marketing? Sendo a propaganda a parte visual do marketing onde o cliente vai analisar o produto e decidir se gostou ou não, faz-se necessário um método para verificar a aceitação do produto. A estatística pode analisar a população através de amostra para avaliar a média ou aceitação do produto através da propaganda ou mesmo analisar a aceitação por parte da amostra de sua propaganda (Malhotra, 2012; Mattar & Motta, 2014).
...