A Estratégia de Negociação
Por: Arietha Goncalves Accioly • 13/6/2018 • Trabalho acadêmico • 262 Palavras (2 Páginas) • 2.166 Visualizações
Situação problema:
Ao chegar à cozinha do restaurante Bom Sabor, João, o chef, presenciou duas das suas cozinheiras discutindo por causa de uma abóbora. Uma delas queria muito as sementes para preparar uma receita especial, enquanto a outra desejava fazer uma sopa com a polpa da hortaliça.
Solução possível 1:
O chef, João, pegar as sementes da abóbora e dar para a cozinheira que quer fazer a receita especial; e pegar a polpa da hortaliça e dar para a outra cozinheira que deseja fazer uma sopa. Assim, a vontade de ambas seria satisfatória e não haveria desperdício da abóbora.
Essa solução seria classificada como solução integrativa, ou seja, quando as partes não buscam o melhor resultado, mas sim, cooperar em ambos os lados.
A vantagem dessa negociação seria que não haveria desperdício da hortaliça e ambas as partes estariam satisfeitas com o resultado da negociação.
Solução possível 2:
O chef visualizar qual prato tem a maior demanda e dar a abóbora para cozinheira que tivesse o prato mais demandado pela clientela do restaurante.
Essa solução seria classificada como solução distributiva, significa que as partes competem para ter uma maior vantagem. Nessa situação quem compete não é as cozinheiras, mas sim, a demanda dos pratos diariamente no restaurante. O chef, como mediador dessa negociação, averigua que o prato que as duas cozinheiras desejam cozinhar e que é mais pedido pela clientela do restaurante e dá a abóbora para a cozinheira do prato mais demandado.
Nessa situação, como as cozinheiras desejam uma parte específica da abóbora, certamente haveria um desperdício, havendo uma desvantagem nessa possível solução.
...