A Farmacologia
Por: Leydy Baia • 10/7/2018 • Trabalho acadêmico • 567 Palavras (3 Páginas) • 140 Visualizações
O que é Farmacologia
Farmacologia é uma ciência que estuda a produção, composição e os efeitos de substâncias químicas (remédios, por exemplo) no organismo dos seres humanos.
Divisões da Farmacologia
Farmacognosia
Conceitos Farmacológicos
Droga: Substância ou matéria-prima que tenha a finalidade medicamentosa ou sanitária capaz de agir sobre um organismo vivo produzindo alterações.
Fármaco: é qualquer substância com estrutura química conhecida, capaz de modificar uma função fisilogica já existente.
Remedio: é todo e qualquer procedimento utilizado com intenção benéfica: medicamento, banhos, ginastica, massagem, acupuntura.
Medicamentos: produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado com função profilática(evita aparecimento de doença ou diminui a gravidade das mesmas terapêutica, paliativa.
Função terapêutica
Curativa ou Especifica: quando remove o agente causador da doença.
Paliativa ou Sintomática: quando alivia determinados sintomas da doença, destacando-se a dor.
Substituiva: quando repõe substancia que estão em quantidade insuficiente ou mesmo ausente.
Classificação dos Medicamentos (Nome dos Medicamentos)
Nome Químico: fornece a descrição exata de sua composição e de sua estrutura molecular.
Nome comercial ou de referencia: é o nome de propriedade ou marca registrada so a qual o fabricante comercializa medicamento com um nome fantasia.
Nome Genérico ou não Registrado: e o medicamento comercializado apenas com o nome simplificado da substancia ativa.
Nome Similar: e o medicamento que pode ser comercializado sem ou com uma marca comercial, mais não e o detentor da o atente de descoberta.
Quanto a utilização
Medicamentos de uso continuo: são medicamentos empregados no tratamento de doenças crônicas ou degenerativas, utilizados continuamente.
Medicamentos essenciais: são considerados básicos e indispensáveis para atender a maioria dos problemas de saúde da população.
Medicamentos de dispensação em caráter excepcional: são medicamentos utilizados em doenças raras, geralmente de custo elevado, cuja dispensação atender a casos específicos.
Medicamentos de interesse em saúde publica: são aqueles utilizados no controle de doenças que, em determinada comunidade, tem grande relevância no combate ao tratamento da doença.
Magistral: medicamentos preparado por manipulação em farmácia, apartir de formula constante de prescrição medica ou conteúdo anódino.
Homeopático: são preparações farmacêutica ministradas segundo o principio da similitude com fins preventivos e terapêuticos, elaborados pelo método de diluições seguidas de sucessões ou triturações sucessivas, de acordo com as regras farmacotécnicas descritas na farmacopeia.
Quanto o grau de Risco
Medicamentos não tarjado: são medicamentos de vendas livres.
Medicamentos tarja vermelha sem retenção da receita: medicamentos vendidos mediante apresentação da receita medica.
...