A GESTÃO DE CUSTOS
Por: Beatriz Heck • 14/6/2020 • Trabalho acadêmico • 351 Palavras (2 Páginas) • 134 Visualizações
GESTAO DE CUSTOS
A disciplina Gestão de custos tem como objetivo apresentar a contextualização da contabilidade de custos, os critérios adotados para classificação dos custos e despesas, a determinação da margem de contribuição para análise de break-even point, determinação do mix de vendas, apuração da margem de segurança e grau de alavancagem operacional, além da formação de preço à vista e preço a prazo, baseada em custo, por meio da análise de mark-up.
analisar e apurar os custos com o objetivo de mensurar o estoque (capital de giro), formar o preço de venda e apurar a margem de lucro;
classificar os custos e as despesas da empresa em direto/indireto e fixo/variável, objetivando a correta mensuração do custo do produto ou serviço;
aplicar o método de custeio variável para tomada de decisão interna na entidade;
apurar a margem de contribuição para determinação e análise do break-even point, da margem de segurança e do grau de alavancagem operacional e
analisar o mark-up bem como os seus respectivos componentes, para formação do preço de venda à vista e a prazo, baseado em custo.
MODULO 1 – OBJETIVO DA CONTABILIDADE DE CUSTOS
identificar as diferenças entre custos, despesas, investimentos, perdas e desperdícios;
compreender os critérios de classificação dos custos e das despesas quanto à alocação ao produto/serviço e ao volume de produção ou nível de atividade.
CONTABILIDADE
FINANCEIRA – analise financeira
GERENCIAL – planejamento, controle
O conceito de contabilidade de custos surge da necessidade advinda com a Revolução Industrial.
Além dos gastos, dos custos, das despesas, dos investimentos e das perdas, as organizações também precisam conhecer os valores referentes a desperdícios, que representam gastos incorridos pela entidade e que não geram valor. São constituídos pelas atividades que não agregam valor ao produto ou serviço e que resultam em perda de tempo, sendo considerados os custos e despesas consumidos de forma ineficiente.
Podemos citar como exemplo: fabricação de bens defeituosos, uso indevido da matéria-prima, compra de materiais acima do volume demandado, relatórios financeiros ou contábeis sem qualquer utilidade.
Variável
bens de produção - maquinário (variável) contábeis (fixo)
indireto e fixo
direto e variável
fixa e indireta
direta e variável
direto e variável
fixo e indireto
direto e variável
indireto e fixo
fixo e indireto
fixo e indireto
direto e variável
variável e indireto
...