A GESTÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Por: Mário Moraes • 19/3/2018 • Trabalho acadêmico • 496 Palavras (2 Páginas) • 192 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE Instituto de Ciências Humanas e Sociais Coordenação de Educação a Distância ESPECIALIZAÇÃO - GESTÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA |
ALUNO: Mário Sérgio Rosa Moraes |
POLO: Itaguaí |
TUTOR: Diego de Oliveira da Cunha |
1 - INTRODUÇÃO
O objetivo deste presente trabalho é apresentar indicadores sociais, ambientais e econômicos através de dados coletados em plataformas de divulgação destes elementos bem como realizar uma breve análise das informações aferidas.
Como referência, será utilizado o município do Rio de Janeiro e, serão apresentados como indicadores: mortalidade infantil, frequência escolar no ensino fundamental (sociais), população em domicílio com água encanada, população em domicílio com coleta de lixo (ambientais), renda per capita e população economicamente ativa (econômicos).
Os períodos serão 1991, 2000 e 2010, ano dos últimos 3 censos demográficos realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Todas as informações acerca dos indicadores foram extraídas integralmente da plataforma Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil (http://atlasbrasil.org.br), que utiliza a base de dados do IBGE.
2 - O MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
Um dos principais centros econômicos, cultural e financeiro brasileiro, o município do Rio de Janeiro é capital do estado de mesmo nome e é internacionalmente conhecido por suas belezas naturais. Fundado em 1565, o município já fora capital do país e preserva boa parte da história do Brasil em seu território. Possui 6.320.446 (seis milhões, trezentos e vinte mil, quatrocentos e quarenta e seis) de habitantes, segundo o último censo do IBGE (2010), sendo o segundo município mais populoso do país.
3 - OS INDICADORES
3.1 - SOCIAIS
[pic 2]
Figura 1
[pic 3]
Figura 2
A figura 1 mostra que o índice de mortalidade infantil no município do Rio declinou consideravelmente desde o inicio da década de 90 até a o fim da primeira década dos anos 2000. Podemos inferir que neste período políticas públicas voltadas a saúde de recém-nascidos foram deveras eficazes. A figura 2 mostra que ao longo dessas três décadas a frequência no ensino fundamental quase alcançou a totalidade da respectiva população o que demonstra que a administração municipal está cumprindo com o princípio constitucional da garantia do ensino público e gratuito nesta fase escolar .
3.2 AMBIENTAIS
[pic 4]
Figura 3
[pic 5]
Figura 4
Ao observar as figuras 3 e 4 pode-se inferir que quase praticamente todos os domicílios do município carioca possuem água encanada e coleta de lixo o que deveria resultar em quase nenhum problema ambiental no que tange esses dois indicadores, tais como: descarte irregular e retirada de água de locais impróprios.
3.3 ECONÔMICOS
[pic 6]
Figura 5
[pic 7]
Figura 6
As figuras 5 e 6 demonstram, respectivamente que, em números a população do município do Rio pode ser considerada como de classe média pelo valor da renda per capita e que pouco menos da metade da população é depende financeiramente. Entende-se por população economicamente dependente os menores de 14 anos e maiores de 65 anos dependente de indivíduos inclusos na parcela economicamente ativa da população.
...