A GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Por: Ivanetemalavasi • 13/8/2022 • Trabalho acadêmico • 326 Palavras (2 Páginas) • 74 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA – UFU
Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN
GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Caro(a) aluno(a),
Nesta unidade discutimos a importância e uma economia aberta. Além disso, identificamos como os regimes cambiais são importantes para a condução das políticas cambias. Nesta atividade prática você deverá acessar o site do Banco Central (Política cambial (bcb.gov.br)) e assistir o vídeo e entender como funciona a política cambial e os regimes cambiais atualidade. Elabore um texto, com no mínimo e máximo de 20 e 25 linhas, utilizando Time New Roman 12, margens com 2 cm e espaçamento simples.
A política cambial é um conjunto de ações exercidas pelo Banco Central destinadas a equilibrar o funcionamento da economia através de alterações das taxas de câmbio e do controle das operações cambiais.
Conforme já falado, seu objetivo é evitar uma grande volatilidade da taxa de câmbio, isso porque, se a taxa de câmbio oscila muito prejudica tanto as pessoas físicas quanto o próprio governo, devido taxa de câmbio estar diretamente relacionada com as importações e exportações.
Além disso, a nossa dívida nacional é lastreada em dólares.
Já o regime cambial são regras e acordos que definem como deve acontecer as transações financeiras entre os países.
Estas regras e acordos são definidos pelas autoridades monetárias e no caso do Brasil o órgão responsável é o Banco Central. Responsável por fiscalizar a troca de moedas.
Temos algumas categorias de regimes que regem a política cambial; política cambial flutuante fixa e híbrida. Nós utilizamos a política cambial flutuante suja porque o Bacen atua comprando e vendendo moeda estrangeira conforme a variação dessa moeda. O Bacen tem chamadas reservas internacionais, que o Bacen administra o que entra e sai de moeda estrangeira aqui do país.
O Banco Central procura encontrar um equilíbrio na valorização/desvalorização do real em relação ao dólar, pois, o preço do dólar impacta diretamente na política de preço e na inflação.
Evitando assim o desiquilíbrio econômico em função da desvalorização ou desvalorização excessiva do real.
...