A Geekie Desenvolvimento de Softwares S.A.
Por: Érick Teodósio • 14/7/2022 • Trabalho acadêmico • 469 Palavras (2 Páginas) • 81 Visualizações
A Geekie Desenvolvimento de Softwares S.A. é uma empresa de educação, que está há quase dez anos no mercado brasileiro. Hoje, ela tem aproximadamente 250 colaboradores e um consistente processo de acompanhamento e formação de lideranças. Uma das iniciativas postas em prática há alguns anos é chamada leadership challenge ou o desafio da liderança.
O leadership challenge trata-se de uma série de encontros entre grupos de 6 a 8 líderes, que participam de uma roda de conversa estruturada. Antes de cada encontro, um participante envia para o grupo uma descrição de uma lauda a respeito do principal problema ou desafio que está enfrentando na sua liderança: contratação, execução, engajamento, atritos pessoais etc. Tudo pode ser pauta para conversa. Há um código de honra que garante a confidencialidade do que é discutido, além de uma relação de empatia e atenção plena.
Durante a conversa, com o caso lido previamente por todos, a pessoa que está apresentando resume a situação com suas palavras; depois, as pessoas fazem perguntas esclarecedoras; em seguida, a pessoa que apresenta se cala e ouve os demais membros do grupo discutirem o caso para um real diagnóstico; logo após, cada membro sugere uma ação que direcione o desafio; por fim, a pessoa que apresenta diz o que faz sentido e o que colocará em prática.
Os encontros têm a tendência de gerar um sentimento de aproximação e engajamento entre os líderes, além de proporcionar o desenvolvimento técnico e gerencial, por meio das experiências trocadas entre as pessoas, sem precisar que a empresa faça mais investimentos, a não ser o tempo de uma hora semanal e o espaço físico para que aconteçam as reuniões.
Ao analisar o desafio enfrentado pela filial da Argo Menthor em Dubai, percebe-se que existe uma questão cultural que pode atrapalhar a forma como os colaboradores enxergam a cultura empresarial, mas ao formar grupos de leadership challenge com pessoas das duas culturas, será possível trocar experiências e aproximar essas duas visões em benefício comum da empresa. As lideranças locais serão desenvolvidas na cultura da empresa e as lideranças que foram migradas poderão se desenvolver na cultura local, por meio da empatia que os encontros e conversas podem proporcionar.
O processo de leadership challenge seria uma alternativa que atenderia tanto aos planos de Jason Higgs, em desenvolver lideranças locais, quanto ao de John Pelias, que já deixou claro através de um comunicado interno que não pretende investir em novos programas de aprendizagem organizacional na filial de Dubai, uma vez que o programa desenvolvido pela empresa Geekie demonstrou ser eficaz sem a necessidade de investimentos financeiros.
Na Geekie, a aplicação já demonstrou que as lideranças são, de fato, desenvolvidas. Dessa forma, entendemos que a aplicação do leadership challenge pode representar uma evolução da liderança local, que será formada de maneira empática, além de proporcionar melhor adaptação a diferentes visões culturais.
...