A Gerência de Processos
Por: paulo737248 • 8/10/2019 • Monografia • 390 Palavras (2 Páginas) • 160 Visualizações
Gerência de Processos
A gerência de processo e a forma de manipular todas as partes do processamento de dados de um computador, desta forma e capaz de controlar de forma eficiente os processos e tornar o seu uso mais harmonioso para o usuário final.
Um processo é um programa em execução, ele está pronto quando for alocado os seus dados na memória temporária antes de ir para a CPU. Existem dois tipos de processos, I/O-bound e CPU/bound.
O espaço de endereçamento é um espaço de referência reservado na memória. Existem apenas 3 estados que o processo pode ser encontrado no sistema, execução, pronto e espera.
Um threads e um processo que permite ter varias linhas de controle no mesmo processo, nela existe o Apontador de Instruções, Conjunto de Registradores e Espaço de Pilha.
O sistema operacional do computador utiliza-se de uma ferramenta chamada escalonamento, ele utiliza alguns critérios como taxa de utilização, tempo transcorrido antes e durante processos, entre outros. Sem o escalonamento fica claro que os processos sofreriam distúrbio e provavelmente o sistema operacional iria ficar bloqueado para futuras solicitações.
Existem algumas politicas de escalonamento de processo como por exemplo: FIRST-IN FIRST-OUT(FIFO), SHORTEST JOB FIRST(SJF), ESCALONAMENTO POR PRIORIDADE, ROUND ROBIN OU CIRCULAR e ESCALONAMENTO POR PRAZOS.
Deadlock são processos que estão bloqueados por outros processos e só é possível a sua liberação quando outro processo estiver disponível para desbloqueá-lo.
Todos os processos no Linux já possuem algum anterior, exceto o INIT. Utiliza-se o processo FORK() para duplicar os processos e gerar um novo.
O Linux permite que um processo seja suspenso temporariamente, essa parada pode ser feita por usuários ou pelo próprio sistema, para suspender o processo o linux utiliza-se o atalho Control+Z.
Existe o escalonador Linux que atua na divisão do tempo de processamento e para isso utiliza o schenduler que é responsável direto na execução dos processos e na contagem de tempo.
O Linux trabalha com prioridades estáticas e dinâmicas, a estática recebe prioridade em referência a dinâmica.
A primeira opção que o Linux usa para escalonamento é o PREEMPTIVO, e na segunda utiliza o FIFO e o ROUND ROBIN.
Existem alguns comandos no LINUX que são de extrema importância e que melhoram nosso desempenho nas diversas atividades rotineiras, como por exemplo: ‘top‘ = verifica processos, memória e processador; ‘htop’= mesma função do ‘top’, porem iterativo com o usuário; ‘ps’ = mostra os processos em andamento; dentre outros.
...