A Gestão por Resultados
Por: julyanasoa • 22/10/2015 • Trabalho acadêmico • 936 Palavras (4 Páginas) • 217 Visualizações
Disciplina: Gestão por Resultados
Data: 15/02/2015
Questão 1 - 2,0 pontos
Leia o texto abaixo com atenção e a seguir responda:
Muitas instituições reproduzem modelos burocrático-administrativos que se retroalimentam. Não sentem a necessidade de produzir resultados sociais, de forma que privilegiam uma visão intrínseca da máquina administrativa em detrimento da visão extrínseca, voltada para os cidadãos e para as suas necessidades concretas Não basta fazer bem as coisas, com uma concentração nos meios, nos processos e nas formas. À eficiência é preciso juntar a eficácia, ou seja, fazer o que deve ser feito para chegar a resultados verdadeiramente percebidos pelos cidadãos. É esta a abordagem que constitui a base para a implementação de uma cultura de gestão nas instituições da administração pública.
Neste sentido, com base nos conteúdos estudados, responda no que está constituída a função pública?
A função pública está constituída como instrumento de organização política da comunidade, como um sistema de funções que deve coordenar meios de forma eficiente para atingir determinados objetivos de forma eficaz e como um conjunto de órgãos destinados a exercer tais funções. A função pública tem como objetivo instruir e dinamizar uma ordem jurídica, cumprir e fazer cumprir normas estabelecidas por essa ordem e após cumprida essa ordem, administrar os interesses coletivos, gerindo os bens públicos e as necessidades gerais. Dessa forma, a função pública deve mesclar eficácia e eficiência de forma a garantir de forma satisfatória a satisfação das necessidades gerais. O povo, consciente de sua nacionalidade e organizado politicamente necessita da função pública administradora e organizadora para viver harmoniosamente em sociedade.
Questão 2 - 1,5 pontos
Com as leituras realizadas, tornou-se possível entender que o governo é o meio pelo qual se realizam as políticas do Estado, bem como o mecanismo para a determinação desta política. Neste sentido, explique e enumere as formas de governo.
Encontramos várias concepções acerca dos tipos de forma de governo, sendo uma delas a que são três: república, monarquia e anarquia. Na república um representante é escolhido pelo povo para ser chefe de estado. A república tem origem na Roma Clássica e pode ser de duas formas: presidencialista, onde o presidente acumula as funções de chefe de Estado e chefe de governo e a parlamentarista, onde o presidente apenas é chefe de Estado, sendo o chefe de governo escolhido por forma indireta pelo poder Legislativo. Na monarquia o chefe de Estado é o monarca, o poder é transmitido pela ordem da linha sucessória, existem os princípios de vitaliciedade e hereditariedade. Na anarquia de modo geral não há qualquer tipo de ordem hierárquica e aos movimentos anarquistas pregam abolição do Estado enquanto autoridade imposta e detentora do monopólio do uso da força.
As concepções clássicas de forma de governo são de Aristóteles, Maquiavel e Montesquieu. Aristóteles entendia as formas de governo de acordo com o número de governantes, a monarquia: governo de um; aristocracia: governo de poucos e democracia: governo de muitos. Maquiavel entendia as formas de governo como sendo duas, monarquia e república. Montesquieu classifica como três as formas de governo: monarquia, república e despotismo.
Porém, o que é mais aceito é que existem duas formas de governo, a monarquia e a república.
Questão 3 - 2,5 pontos
Os teóricos Thomas More, Nicolau Maquiavel, Tomás Hobbes prestaram grandes contribuições para o surgimento da Ciência Política como investigação. Enumere e descreva quais são as três condições ou princípios que norteiam esta ciência da vida política.
1
...