A Gestão por Resultados na Administração Pública
Por: itsrafo • 28/5/2021 • Resenha • 458 Palavras (2 Páginas) • 132 Visualizações
Governo do Estado do Rio Grande do Norte[pic 1]
Secretaria de Estado da Educação e da Cultura – SEEC
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – UERN[pic 2]
Pró-Reitoria de Ensino de Graduação – PROEG
Home Page: hhttp://www.uern.br E-mail: proeg@uern.br
UNIDADE: Faculdade de Ciências Econômicas – FACEM
CURSO: Administração
RESENHA CRÍTICA
RIBEIRO, Andrea Cristina P. A. P et al. Gestão por Resultados na Administração Pública: A Implantação no Núcleo Estadual do Ministério da Saúde em Alagoas. VII CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO. Rio de Janeiro, ago.2011.
Rafael de Medeiros Veras
A partir da necessidade de reorganização administrativa, o estudo foi focado no Serviço de Gestão de Pessoas do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde em Alagoas. A administração pública tem evoluído de forma conservadora, centralizada e inflexível, diante desde cenário entende-se a necessidade do gerenciamento de projetos, planejamento e descentralização para que seja possível traçar metas e alcançar resultados.
Definir de maneira organizada, explicita e participativa com base em um diagnóstico, incluindo a organização protagonista de um processo que a mantem parte de um conjunto formado a partir da responsabilidade coletiva e do desenvolvimento de forças comuns. Durante esse processo de construção a importância de uma gestão participativa é justamente a definição da execução por parte de toda a organização em prol de um objetivo maior.
Segundo o autor existem alguns passos para que a Gestão por Resultados seja implantada de forma eficaz dentro da empresa. Traçar as necessidades, administrar e implementar o processo, melhorar continuamente, fortalecimento das estruturas afins e modificação de comportamento. De um modo geral a implantação de uma gestão estratégica nas organizações públicas requer a progressão da inovação e reformas administrativas que tirem as organizações de suas zonas de conforto.
É de fundamental importância que a implementação gere estímulo e inspire as pessoas a participarem do processo para que dessa forma potencializem e comprometam-se de forma que torne o planejamento em um projeto consolidado no ideal de gerar resultados positivos.
A reorganização administrativa da gestão por resultados está em focar no fim e alinhar gradativamente os meios, tornando o processo cada vez mais inspirador e agradável para todos que fazem parte dele. É imprescindível a noção das metas estabelecidas e que ter uma visão de resultado não significa necessariamente alcança-lo. Por fim adequar-se a uma nova realidade é muito mais do que mudar os processos, é se entregar a novos objetivos e lutar para torna-los tangíveis.
1 Rafael de Medeiros Veras; acadêmico do curso de Administração, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
...