A Globalização
Por: evan43 • 11/11/2018 • Seminário • 879 Palavras (4 Páginas) • 123 Visualizações
- Globalização: é o termo para se referir às relações econômicas, comerciais e de transporte em todo o mundo, afetando todas as culturas, padronizando-as conforme os mercados e as pequenas elites que controlam essas relações.
Ex.: empresas gerenciam sua produção conforme a melhor oferta pelo mundo, compram matéria prima em um país, produzem em outro e vendem e um terceiro onde poderão obter maior lucro.
É um fenômeno sócio - histórico intrinsicamente contraditório e complexo que caracteriza uma nova etapa de desenvolvimento do capitalismo moderno
- Um processo sócio histórico caracterizado por três dimensões totalizantes e contraditórias:
- a globalização como ideologia; a globalização como mundialização do capital; a globalização como processo civilizatório como humano-genérico.
2- Fases da Globalização:
- Internacionalização: Exportação de seus produtos e serviços; pressões para nacionalização do produto/serviço; defesa das divisas fortes do país; aumento do conteúdo da produção local; geração de empregos; aumento de impostos.
- Atuação Multinacional: Existência de bases de produção e comercialização em diversos países; avanço em relação a internacionalização; é possível abastecer os principais mercados de todo o mundo a partir de uma matriz; a distância de mercados internacionais importantes ou a saturação do mercado original da cia são decisivos para viabilizar a atuação multinacional.
- Globalização: Produção de bens que utilizam componentes em todo o mundo, visam atender o mercado global, compreende mudanças amplas que transcendem o mercado nacional: no processo produtivo; na utilização dos meios, na utilização dos recursos. Implica na existência de uma estratégia global.
3 - Mercantilismo (1500 a 1750)
Segundo Roberto Campos “Mercantilismo era uma organização econômica em que o governo decidia mais ou menos tudo: quem podia produzir, comercializar, exportar ou importar, tendo em vista exclusivamente o aumento máximo da riqueza e do poder do Estado”
Segundo Adam Smith: “ O mercantilismo estimulava o poder e o enriquecimento do estado sobre o bem estar do individuo, estimulava a exportação e desestimulava a importação, o estado precisava ser forte como controle politico e econômico.
Ex.: Comerciantes em ascenção, Artifices eram os industriais da época (alfaiates, carpinteiros, ferreiros) Ouro e Prata lastreavam as negociações.
4 – FMI – Fundo Monetário Internacional: Criado em 1944 – Roberto Campos esteve na comissão brasileira.
Objetivos: estabelecer paridades monetárias rígidas, eliminar controles cambiais, cheque especial do comercio internacional, emprestar recursos aos países membros.
Adesão: 75% em moeda do país, 25% euro, valor estabelecido em função dos indicadores econômicos (renda nacional, reservas cambiais)
5 – BIRD Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento: Criado em 1945 , conhecido como Banco Mundial,
anos 50 financia a reconstrução da europa,
anos 60 financia projetos e transportes, energia e telecomunicações no terceiro mundo,
anos 70 promove empréstimos por programas sociais e desenvolvimento da agricultura,
ano 2000 Estimula o comércio internacional
6 – Blocos Economicos: Criados com a finalidade de desenvolver o comércio de determinada região, eliminam barreiras alfandegarias (menor custo), criam maior poder de compra dentro do bloco, cresce a concorrência dos países membros do bloco e impõe melhoria de qualidade
Formas de constituição:
Zonas de livre comércio (primeiro estágio) > Eliminação ou redução das barreiras alfandegarias apenas para mercadoria e serviços produzidos dentro dessa área
União Aduaneira (segundo estagio) > além de eliminar barreiras alfandegarias, politica tarifária comum para produtos importados, adoção da TEC (tarifa externa comum)
Mercado Comum (terceiro estagio) > adota a livre circulação do capital e trabalho dentro da região demarcada.
União Econômica (quarto estagio) > adoção de politicas econômicas comum, impondo uma adequação nas legislações dos países membros.
...