A Globalização
Por: genilso • 2/9/2015 • Trabalho acadêmico • 753 Palavras (4 Páginas) • 251 Visualizações
UNIPAN – ANHANGUERA
Campos – Avenida
Aluno: Genilso Cardoso da Silva
Economia
Globalização
Cascavel, PR
2012
GLOBALIZAÇÃO
“O grande desafio que enfrentamos hoje é certificarmo-nos de que, em vez de deixar para trás milhares de milhões de pessoas que vivem na miséria, a globalização se torne uma força positiva para todos os povos do mundo. Uma globalização que favoreça a inclusão deve assentar na dinâmica do mercado, mas esta só por si não é suficiente. É preciso irmos mais longe e construirmos juntos um futuro melhor para a humanidade inteira, em toda a sua diversidade”.
Kofi Annan
Discutir a globalização é uma abordagem relevante em razão da acumulação de capital que a economia mundial alcançou nos últimos anos, além disso, pelas distorções na distribuição de renda ocorridas principalmente nos países em que há grandes disparidades regionais. Entende-se por globalização a mais nova forma de comércio, comprando por um preço baixo em qualquer lugar no mundo, sendo utilizado na fabricação mão-de-obra barata, e finalmente se desfazendo através da venda do produto ou serviços por um valor bem superior ao custo de fabricação, em qualquer lugar do mundo, que hoje com competitividade e a globalização em alta tende cada vez mais pender para o lado do capitalismo (consumismo). Usando a forma de venda e propaganda mais barata que puder, hoje podemos citar o meio mais rápido que é a internet. Tendo como objetivo a minimização de custos com funcionários e outras despesas. Com isto as pessoas foram se distanciando cada vez mais, perdendo o contato umas com as outras.
“A globalização encurtou a distancia métricas,
Aumentando muito as distancia afetivas.”
Jaak Bosmans.
Com o pensamento voltado para a globalização, cada vez mais focado no assunto das redes sociais, onde pessoas se relacionam no mundo inteiro, seja para fins profissionais ou pessoais. Com a vinda da globalização, como tudo tem seu lado positivo e negativo, trazendo suas vantagens e desvantagem também. Podemos citar como vantajoso para todos, o poder aquisitivo das pessoas, que ficaram mais exigentes na aquisição de produtos e serviços. Forçando profissionais de o ramo empresarial fornecer produtos e serviços de qualidade e com preços bastante atrativos. Assim buscando matéria-prima de qualidade com um preço baixo, fomentando a importação e exportação em todos os ramos e em qualquer lugar no mundo, fazendo com que a economia e a globalização trabalhem juntas e com harmonia.
O processo de globalização surgiu para atender ao capitalismo e, principalmente, os países desenvolvidos; de modo que pudessem buscar novos mercados, tendo em vista que o consumo interno encontrava-se saturado. A globalização é a fase mais avançada do capitalismo. Com o declínio do socialismo, o sistema capitalista tornou-se predominante no mundo. A consolidação do capitalismo iniciou a era da globalização, principalmente, econômica e comercial. Por outro lado, pensando nas consequências que a globalização trás, com pessoas cada vez mais consumistas e com o poder aquisitivo mais elevado e bastante exigentes com a qualidade de seus produtos e serviços, que satisfaçam e na agilidade na entrega assim suprindo suas necessidades. Fizeram com que os empresários fossem buscar meios de comunicação que os ajudassem na agilidade das negociações como já citados redes sociais e-mail, fecebook, software que atendam suas necessidades dentro da empresa e agilizando seus compromissos com os clientes e outros, para a comunicação com seus fornecedores e colaboradores, assim extinguindo cargos e instituições que hoje pouco se vê falar (correios), deixando varias pessoas desempregada.
...