A Globalização Na Administração
Por: jumare • 23/4/2017 • Artigo • 933 Palavras (4 Páginas) • 276 Visualizações
TRABALHO EM GRUPO – TG
Globalização
Aluna:
Juliana Matos Reis Ra:1616420
POLO
Ribeirão Pires
2017
DO PONTO DE VISTA DO ESTUDO DA ECONOMIA, DE QUAIS ASSUNTOS TRATAM OS TEXTOS E CADA CHARGE?
Os assuntos tratados no texto e nas charges no ponto de vista da economia são sobre de como a gestão das políticas públicas influenciam na vida das pessoas e apresenta inúmeros desafios econômicos que devem ser realizados para melhorar a vida das pessoas e como conseguir concretizar os direitos previstos na carta constitucional de modo a efetiva-la de fato.
O artigo cientifico de Francisco Luiz Corsi relata sobre globalização da economia e dos meios de produção, com conceitos neoliberais, o alto preço que países de periferia pagam para se desenvolverem industrialmente.
Na manchete de jornal relata as políticas econômicas adotadas pela antiga presidente Dilma para controlar a inflação, com a reduzida significativa da taxa de juros e o reposicionamento do câmbio, facilitando o investimento nas indústrias de bens e consumo duráveis, mantendo o mercado aquecido e gerando emprego.
A primeira charge relata sobre a exclusão social e econômica, por falta de investimento em projetos sociais aumenta a desigualdade entre ricos e pobres, nos fazendo pensar sobre equidade ao invés de igualdade.
A segunda charge é uma sátira a inclusão digital, promovida pelo governo, mostra a exclusão tecnológica, digital e educacional, por não conseguirem acesso as novas tecnologias acabam sendo marginalizados, desempregados, com poder aquisitivo cada vez menor.
Em todos eles podem se notar a falta de planejamento e realização do governo e da gestão publicas nas necessidades da população.
HÁ RELAÇÃO DE CAUSA-EFEITO ENTRE A MENSAGEM DOS TEXTOS E AS CHARGES? JUSTIFIQUE.
Sim, há relações. No artigo de Francisco Corsi mostra o surgimento dos conceitos econômicos como vemos hoje, a evolução do capitalismo, o domínio dos países centrais, a exploração dos países de periferia, como o caso do Brasil que tenta se industrializar e ser competitivo a qualquer preço e para isso tem que se submeter-se a regra de países centrais.
Na manchete da antiga presidente Dilma, apesar de tentar proteger a economia nacional, mantem seu foco em bens e consumo duráveis, cumprindo com o papel de aliada a globalização, estimula o consumo, investe em industrias, baixa juros com intuito de aquecer o comercio, porém contribui com a desigualdade social quando não investe na assistência e inclusão de classes mais pobres.
Na primeira charge os mais pobres que não tem condição de consumo, são esquecidos e deixados de lado pelo poder público, os investimentos feitos nesse setor são insignificantes diante de tantas necessidades.
Na segunda charge é crescente o grupo de marginalizados, sem acesso as novas tecnologias, que veem seu padrão de vida cair sem conseguir se inserir no mercado de trabalho.
Resumindo o primeiro texto é colocado a questão do desenvolvimento dos países, a estagnação de como se encontram e como vem se arrastando. No segundo texto um posicionamento do governo tentando justificar a falta de crescimento e desenvolvimento do pais e nas charges a consequência da falta de gestão pública eficiente.
HÁ COMO MAPEAR AS QUATROS ESFERAS DA GLOBALIZAÇÃO CORRELACIONANDO OS ESTUDOS DE GLOBALIZAÇÃO COM AS DUAS CHARGES? JUSTIFIQUE E APONTE AS PRINCIPAIS CARACTERISITICAS.
As quatro esferas da globalização são: comercial, produtiva, financeira e tecnológica.
Na esfera comercial encontramos a necessidades básicas comerciais em falta. A questão da falta de teto, alimento, de banho por exemplo.
Na esfera produtiva quando as pessoas fora da malha produtiva é excluída dos direitos trabalhistas e da dignidade humana.
Na esfera financeira é quando o mercado financeiro distribui desigual o nível de colocar em risco a dignidade humana e a credibilidade do governo constituído.
Na esfera tecnológica temos um governo instituindo planos de ação para que todos tenham alcance as tecnologias, no entanto, vemos que a maior parte da população não tem acesso à tecnologia, mesmo considerando que o governo exige o acesso em vários serviços.
DE QUE FORMA AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS AUXILIAM/ATRAPALHAM A SOLUÇÃO DOS CASOS APONTADOS PELAS CHARGES?
...