A HISTÓRIA DA INFORMÁTICA
Por: todecalsinha • 2/7/2020 • Monografia • 1.273 Palavras (6 Páginas) • 102 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIANGULO MINEIRO - CAMPUS PATROCÍNIO - POLO IBIÁ
TÉCNICO EM CONTABILIDADE
INFORMÁTICA BÁSICA
PROF. VICENTE LUIZ DA SILVA JÚNIOR
BERNARDO MARCELO PEREIRA
HISTÓRIA DA INFORMÁTICA
IBIÁ-MG
MAIO/2020
BERNARDO MARCELO PEREIRA
HISTÓRIA DA INFORMÁTICA
Trabalho avaliativo apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triangulo Mineiro – Campus Patrocínio – Polo Ibiá, com o objetivo de pesquisar e apresentar a história da informática no decorrer de seu desenvolvimento.
Professor: Vicente Luiz da Silva Júnior
IBIÁ-MG
MAIO/2020
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ..................................................................................................................... 3
2 A IMPORTÂNCIA DOS CÁLCULOS ............................................................................... 4
2.1 As calculadoras mecânicas ................................................................................................ 4
3 PLANOS PARA O FUTURO .............................................................................................. 5
3.1 O sistema de operações binárias ....................................................................................... 5
4 SEGUNDA GUERRA MUNDIAL EM AÇÃO .................................................................. 6
4.1 As máquinas da guerra ...................................................................................................... 6
5 O DESENVOLVIMENTO APÓS A GUERRA ................................................................. 7
6 A POPULARIZAÇÃO DA INTERNET ............................................................................. 8
7 CONCLUSÃO ....................................................................................................................... 9
REFERÊCIAS ....................................................................................................................... 10
1 INTRODUÇÃO
Antes de começarmos a falar sobre sua história, devemos ter conhecimento de o que é informática. Informática é um ramo científico, ou seja, uma ciência baseada no tratamento de informações através do uso de computadores e outros dispositivos eletrônicos, como a calculadora por exemplo. A informática está diretamente ligada à matemática e à comunicação, pois foi desenvolvida para realizar atividades relacionadas a isso. Vamos conhecer então sua evolução através do tempo.
2 A IMPORTÂNCIA DOS CÁLCULOS
Podemos dizer que a ambição do homem para ter facilidade nos cálculos matemáticos foi fundamental para o desenvolvimento da informática. A primeira régua de cálculo, criada em no início do século 17 por William Oughtred, era um equipamento essencial para os engenheiros. Só deixou de ser utilizada após a invenção das calculadoras eletrônicas, no final da década de 70.
2.1 As calculadoras mecânicas
Em 1642 a primeira calculadora mecânica foi inventada. Seu criador, Blaise Pascal, deu o nome de pascaline. Essa calculadora é considerada o primeiro computador analógico. Em 1673, foi construída outra calculadora baseada na de Pascal, entretanto ela possuía multiplicação, seu inventor foi um matemático alemão chamado Leibniz.
3 PLANOS PARA O FUTURO
Em 1822 foi projetado um computador mecânico. Para o projeto foi utilizado o método das diferenças. Quem elaborou foi um matemático inglês chamado Charles Babbage. Entretanto, o projeto não foi executado. O computador só foi construído no ano de 2002 em Londres. O nome dado ao computador foi Difference Engine N° 2.
3.1 O sistema de operações binárias
No século 19 foi desenvolvido um sistema algébrico baseado em operações de lógica matemática. Esse sistema é utilizado até hoje nos computadores modernos como base das operações computacionais. O nome dado a esse sistema foi operações binárias e seu criador foi outro matemático inglês chamado George Boole.
4 SEGUNDA GUERRA MUNDIAL EM AÇÃO
É inevitável comentar sobre a história da informática e não mencionar a segunda guerra mundial, pois a comunicação foi um fator de destaque entre os países participantes. Essa comunicação se dava através de computadores e dispositivos eletrônicos desenvolvidos pelos investimentos na informática.
4.1 As máquinas da guerra
A Alemanha é um dos principais envolvidos na guerra e é claro que não ficaria para trás nos desenvolvimentos tecnológicos. Eles criaram a Enigma, uma máquina de criptografia eletromecânica com a funcionalidade de transmitir mensagens secretas.
Alan Turing foi um matemático muito importante na história da computação e ainda teve participação nessa guerra. Na Grã-Bretanha, junto com uma equipe, ele desenvolveu um equipamento computacional que decifrou códigos secretos alemãs.
Atualmente os Estados Unidos ocupam o primeiro lugar no ranking de potencias mundiais. Além de terem participado da segunda guerra, não poderiam ficar de fora dos desenvolvimentos. O Projeto Manhattan, responsável pelas bombas atômicas jogadas no Japão, também possuía computadores analógicos. Os EUA também foram responsáveis pela criação do Eniac (Electronic Numerical Integrator and Computer), o primeiro computador eletrônico digital. O projeto foi iniciado em 1943, realizado na Universidade de Pennsylvania e liderado por dois engenheiros estadunidenses, J.W. Mauchly e J.P. Eckart. Em 1946 o projeto foi finalizado e o Eniac já estava em ação. Ele era o equipamento mais poderoso de cálculo construído até então e já possuía uma programação avançada para a época.
5 O DESENVOLVIMENTO APÓS A GUERRA
Em 1970 uma empresa chamada Intel começou a produzir processadores que permitiam a criação de microcomputadores. Uma rede mundial de computadores estava se formando e posteriormente se tornaria a Internet.
Em 1976, Steve Wozniak e Steve Jobs fundaram a Apple e no ano seguinte lançaram o primeiro microcomputador conhecido mundialmente, o Apple II. Hoje em dia a Apple é uma das maiores empresas produtoras de equipamentos tecnológicos do mundo, conhecida popularmente por seu modelo de Smatphone, o iPhone.
...