A HISTÓRIA DE CARTONA
Por: LekaLimaMG • 16/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.560 Palavras (7 Páginas) • 359 Visualizações
INTRODUÇÃO
A principal finalidade deste trabalho é abordar e conceituar os aspectos éticos, econômicos, modelos de gestão e gestão de pessoas da empresa Cartona: Uma empresa que guarda emoções.
A câmera fotográfica apontava diretamente para eles. Ela bem que podia estar ali para registrar o momento, afinal, podia-se dizer que aquele era um momento histórico. Mas não era uma câmera de verdade.
Ao menos, não funcionava mais como uma câmera de verdade. Estava ali artisticamente colocada naquele canto para decorar a sala de reuniões.
A câmera foi trazida para a empresa por Ricardo Augusto Monegaglia em 1977. Ela havia pertencido a um fotógrafo “lambe-lambe” dos anos 50 que tirava fotos dos paulistanos na Praça da República.
Ricardo resolveu trazê-la para a empresa porque, além de se tratar de uma peca de antiguidade com valor histórico, ela seria um excelente símbolo do que representava sua empresa - um instrumento de “captura” das emoções. Isso mesmo, sua empresa, assim como aquela câmera teria a missão de “guardar” emoções.
O que não se sabia ao certo é se quando Ricardo a colocou ali, escolheu sua posição com a intenção consciente de apontá-la para a mesa de reuniões, como que desejando que ela “capturasse” os episódios mais importantes da empresa.
A HISTÓRIA DE CARTONA
CARTONA CARTÃO PHOTO NACIONAL LTDA, é uma empresa familiar que atua na indústria fotográfica brasileira por três gerações.
Fundada por Sr. João José Monegaglia em 1927, inicialmente com a produção de capas de cartão para formaturas e casamentos, mais tarde produzindo álbuns fotográficos e evoluindo-se com o passar dos anos.
Com base nos estudos sobre o case CARTONA: Uma empresa que guarda emoções destacaram as principais características de gestão:
A Cartona é uma empresa familiar com gestão Centralizadora, após o falecimento do Sr. Ricardo Monegaglia a empresa mantem-se familiar, mas com gestão compartilhada.
Inicialmente trata-se de uma indústria orientada à produção com o passar dos anos modificou-se passando a ser uma empresa orientada ao cliente.
Empresa com foco no setor fotográfico. A Cartona iniciou suas atividades produzindo e distribuindo capa para fotografia de formatura e casamentos com o passar dos anos e sua modernização e competitividade ela começa a buscar produtos fora do Brasil para competir e não perder mercado.
Com essa nova visão voltada para o cliente a cartona possui os seguintes departamentos: Administrativo, financeiro, marketing, vendas, compras e produção.
Quanto ao setor produtivo a Cartona: Uma empresa que guarda emoções se enquadra no setor Terciário associado a prestação de serviços como produtos intangíveis ofertados para satisfazer determinadas necessidades. “MORALES, 2010”.
Quanto ao setor da sociedade a empresa enquadra-se no segundo setor, sendo organizações de interesses privados que tem como finalidade a obtenção de lucro.
Após o falecimento do Sr. Ricardo os herdeiros tiveram como principal desafio passar credibilidade e confiança para seus funcionários, clientes, fornecedores e concorrente que iriam manter a empresa.
Para que esse objetivo fosse alcançado os irmãos se juntaram e utilizarão suas principais habilidades: Habilidade de liderança, habilidade de relacionamento com os colegas, habilidade de resolução de conflitos, habilidade de processar informações, habilidade de empreender, habilidade de introspecção.
Eficácia: é conceito de desempenho que se relaciona com os objetivos e resultados (MAXIMIANO, 2004).Eficiência: é realizar as atividades ou tarefas de maneira certa; e realizar tarefas de maneira inteligente, com o mínimo de esforço e com o melhor aproveitamento possível de recursos (MAXIMIANO, 2004).
Cartona: Uma empresa que guarda emoções sempre trabalhou com eficiência em todos seus processos, dessa forma ela atingiu a eficiência mesmo com a entrada da grande concorrência que aconteceu no momento em leis governamentais abriram espaço para indústrias de fora.
Na década de 90 tivemos varias modificações significativas na politica do comercio exterior que impactaram diretamente em toda indústria gerando grandes mudanças como: mudança de foco, pois antigamente visavam a produção e não o mercado porque não havia concorrência externa, agora o foco passa a ser o cliente.
Essa mudança se deu devido ao processo de abertura e integração comercial gerando uma liberalização financeira externa e a eliminação das barreiras protecionistas contra as importações, com isso a Cartona: Uma empresa que guarda emoções passou a ter 300 concorrentes da noite para o dia.
Com as novas mudanças aumento da concorrência várias empresas que não procuraram evoluir decretaram falência, já a Cartona com uma grande visão estratégica os dirigentes conseguiram mudanças significativas e se modernizou, passando de uma indústria com foco na produção para uma empresa com foco no cliente.
Com base neste novo foco a cartona começou a importar e distribuir produtos da China e do Canadá para não perder mercado devido a nova concorrência, com o passar dos anos a Cartona manteve detentora de 55% do mercado e para manter sua posição atual e aumentar a sua rentabilidade a começou a produzir e distribuir novos produtos.
Cartona digital (cases para proteção de câmeras e outras materiais de fotografia), Cartologic (porta CD e DVD) e Scrapbooks (cartelas adesivas e folhas decoradas), Houseware, Acabamentos Gráficos, Presentes Corporativos, Projetos especiais.
Hoje a CARTONA tem dois grandes desafios: o primeiro é crescer como um todo e o segundo é enfrentar uma nova fase de transição adaptando-se a um novo momento do mercado fotográfico marcado pelas inovações tecnológicas que impactaram profundamente esta área.
Com varias mudanças ocorridas no mercado, ambas impactaram no método de gerir pessoas dento da empresa Cartona sendo necessário “pulso firme”, pois Sr. Ricardo era um Gestor centralizador.
No momento do falecimento do Sr. Ricardo Monegaglia os herdeiros anunciaram que tomaria conta da empresa assumindo todas as responsabilidades.
Cada herdeiro assumiu o setor que tinha mais afinidade: Rodrigo assumiu
...