TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História e Evolução no Mundo e em Portugal

Por:   •  30/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 3

História e evolução no mundo e em Portugal

História e evolução da gestão

Tal como refere Pires (2007) a palavra gestão é uma palavra polissémica, ou seja, a palavra gestão pode realmente ser entendida como um processo de coordenação e integração de recursos, através dos desempenhos das atividades de organização, planeamento, controle. A palavra gestão pode ser ainda interpretada como fim de atingir os objetivos organizacionais traçados.

(Santos,2008-15:22h; 28/12/2002)

Tudo o que um gestor fará, dependerá sempre da sua função, do seu nível, da sua organização e ainda do seu ambiente em que trabalha. Cada gestor terá a sua própria maneira de se adaptar as devidas circunstâncias.

(Armstrong,2005-15:40h; 28/12/2022)

Um gestor tem ainda como objetivo a determinação de objetos, a elaboração de normas, o treino de recursos humanos, ou seja, um gestor têm como função principal tomar decisões.

(Drucker aput Pires, 2007-15:44h; 28/12/2002)

Desde a antiguidade que a administração recebeu uma forte influência da filosofia.

Confúcio têm por base o conhecimento, o que fazia realçar a importância do mérito do pessoal. Ser um líder requer a sua capacidade e a sua excelência moral.

As ideias do Confúcio foram abordadas por Shih Huang-Ti, em que abordavam o facto de que o poder e a força militar dependiam da família, do imperador, ou seja, um sistema forçado no mérito com o dever de possuir posições mais elevadas na hierarquia. Com tudo, Confúcio adotou o princípio da reciprocidade, isto é, o dever de tratar o outro como nós também gostaríamos de ser tratados.

Sócrates e Platão foram ambos filósofos gregos, Sócrates no seu ver expõem a administração como uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e ainda da experiência. Platão realça a sua obra A República em que se trata da forma democrática da administração nos negócios públicos, em outra sua obra, Política, trata a responsabilidade existente dos políticos com o fim de promover a felicidade dos cidadãos.

(Chiavenato,2006-15:50h; 28/12/2022)

https://www.repository.utl.pt/bitstream/10400.5/3837/8/5.2.%20REVIS%C3%83O%20DA%20LITERATURA.pdf?fbclid=IwAR1T_9aa1FlHDWjQWNy9_FeSgNMpF7o6C7bukYufvgJ8DHrDFvXQ2pJ92ao 

História e evolução da ciência da administração

A ciência da Administração surgiu desde o tempo das civilizações antigas, dos Egípcios e Babilônicos, desde a Civilização Chinesa, Grega e Romana. A Civilização Chinesa (Confúcio) foi o primeiro Estado Administrativo. Hood (1998) e Shafritz e Hyde foram professores e filósofos que representam umas das referências mais antigas para a Ciência da Administração.

Hood, assegurou as estabilidades face as mudanças de dinastias do império chinês. É um sistema rígido que representa o sistema Administrativo mais sucedido que outrora o mundo já conheceu.

Shafritz e Hyde, criaram uma burocracia administrativa uniforme. O confucionismo tanto têm de moralidade e justiça no governo como também de um código pessoal para todos aqueles que pretendem governar.

A origem da Ciência da Administração na Europa teve haver com os Cameralistas, sendo eles quem criaram um corpo de funcionários dotados de conhecimento específico para ajudar no que têm haver com a causa pública. O seu trabalho recorreu a três áreas de conhecimento sendo elas a finança pública, a economia e a segurança pública. Este movimento foi elaborado com o prepósito de fortalecer o Estado e racionalizar a estrutura administrativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (68.3 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com