A História em Quadrinhos
Por: Gaby Rodrigues • 7/7/2020 • Projeto de pesquisa • 908 Palavras (4 Páginas) • 127 Visualizações
Aluna: Gabriela F. de Oliveira Rodrigues
Resenha do livro: As contribuições da metodologia dos três momentos pedagógicos no ensino do Empreendedorismo
Escolhi esse artigo por ter meidentificado com a leitura e por me interessar pelo tema, percebe-se que foi enfatizado o desemprego entre 2017/2018, e como o empreendedorismo passou a ser uma alternativa de fonte de renda, se fizermos um comparativo do ano que foi escrito com a nossa atualidade, não tem sido diferente, pois com a Pandemia, muitas empresar viram o encerramento do contrato de seus colaboradores, como uma solução e minimização das consequências sofridas.
De acordo com a filosofia schumpeteriana (2017), “é apontado que o empreendedorismo interfere diretamente na economia, seja pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais...”, é com base nessa citação que é percebido a importância do empreededorismo principalmente no momento atual evidenciado. O autor ressalta a importância desse conteúdo ser trabalhado nas primeiras séries escolares, para que possa ser estimulado de alguma maneira a criatividade e desenvolver habilidades relacionadas à inovação. Com o surgimento da Lei da inovação, foram estabelecidas medidas de incentivo à inovação e as pesquisas incentivando assim os alunos a desenvolverem pesquisas, habilidades e atitudes.
O estudo foi desenvolvido em um curso técnico de administração, no componente de Gestão Empreendedora e Inovação. Gostaria de ressaltar o porque da identificação com essa leitura, pois ministro aulas em um curso técnico de administração, no mesmo componente da pesquisa citada, e por incrível que pareça consegui absorver ainda mais conhecimento, pois mesmo trabalhando o mesmo componente, a escola técnica deixa muito aberto a maneira como o professor irá trabalhar as bases necessárias no curriculo, e com a leitura pude ter mais ideias, que com certeza irei aplicar em minhas aulas.
A leitura enfatiza muito a importância do desenvolvimento das competências e habilidades empreendedoras nos alunos, e na minha opinião por estar trabalhando nessa área, dou o meu concentimento para tal sugestão, é fantástico ao trabalhar sobre empreendedorismo e perceber como os alunos se interessam nesse componente, nesse assunto, sempre é uma aula muito produtiva, com bastante diálogo e participação dos mesmo, mas como é trabalhado apenas um semestre esse assunto, as vezes é necessário podar o aluno, ou não expandir muito o assunto devido ao tempo. Percebi que com a pesquisanão foi diferente, o Autor relata as participações dos alunos e o interesse pelo assunto, é claro que alguns se identificam mais e outros menos, alguns que desde sempre sonham em ser empreendedores e outros que gostam do assunto, do componente mas não tem essa vontade de empreender.
Também é citado no artigo, de que forma um docente no ensino do empreendedorismo poderia promover o conhecimento significativo ao aluno de forma que ele possa utiliza-lo tanto como meio de transformação de sua realidade ou como forma de transformação para a sociedade? Foi uma questão levantada e baseada até em uma citação de Dolabela (2011) que diz que tanto os professores quanto os alunos precisam estar motivados e envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, e para que isso aconteça é essencial um diálogo entre as partes envolvidas que favoreçam a construção de conhecimentos.
E com todas essar obeservações o Autor constatou uma grande relevância na metodologia dos três momentos pedagógicos, que pode ser observado o docente deixando o papel de mediador e passando a ser um criador de possibilidades, pois como já dizia Freire (2013), ninguém educa ninguém, tampouco ninguém se educa a si mesmo, pois o homem se educa em comunhão, sábias palavras e verdadeiras, pois com trocas de conhecimentos, debates e exposições é possível obervar e debater vários assuntos por diversos vies, saindo da caixinha e se abrindo a novas opiniões e horizontes.
...