TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Por:   •  29/11/2020  •  Artigo  •  4.034 Palavras (17 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 17

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS PARA A SOBREVIVÊNCIA DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS - UM ESTUDO DE CASO EM UMA MICRO EMPRESA DO RAMO DE CONFECÇÃO

Joelson Moreira Lima¹

Zilmária Pereira dos Santos²

        

RESUMO

As Micro e Pequenas Empresas (MPE’s) têm desempenhado um papel importante na economia brasileira, visto que elas representam uma parcela significativa do mercado. No entanto, é grande o número de MPE’s, que não sobrevivem ao primeiro ano de existência, e um dos principais motivos do fechamento dessas empresas, é a falta de conhecimentos técnicos na área de gestão de custos, por parte dos proprietários. A Gestão de Custos é uma importante ferramenta que pode auxiliar os gestores na tomada de decisões, coma otimização da produção, redução dos custos envolvidos e ao mesmo tempo oferecer produtos de qualidade por um preço competitivo no mercado. Nesse sentido, o objetivo geral deste estudo é analisar as implicações da Gestão de Custos para a sobrevivência das micro e pequenas empresas, um estudo de caso, de uma micro empresa do ramo de confecção, da cidade de Vitória da Conquista – BA. A metodologia aplicada foi pesquisa descritiva com natureza qualitativa e exploratória, baseada na percepção dos autores deste tema e na realização de um estudo de caso em uma empresa do ramo de confecção da cidade.  

Os resultados apontam, que a gestão de custos já é uma realidade na empresa estudo. Aliada à uma gestão competente, trazem respostas satisfatórias para o crescimento da empresa, e que para se manterem fortes no mercado cada vez mais competitivo, foi proporcionado uma mudança de paradigma, forçando-os à adequarem-se a novas formas de gestão, com um planejamento de médio, longo prazo.

Palavras-chave: Micro e Pequena Empresa, Gestão de Custo, Métodos de custeio.

1. INTRODUÇÃO

Com a globalização e o aumento da concorrência e consequentemente a competitividade, começa-se a perceber a necessidade da melhoria na qualidade de informações gerenciais abrangendo todos os setores da administração de uma empresa.

No Brasil, há um notável crescimento do número de Micro e Pequenas empresas (MPE’s), entretanto, especialistas apontam que a falta de conhecimentos técnicos na área de gestão de custos é um dos principais motivos da não continuidade das MPEs, como comprovam as estatísticas oficiais Sebrae (2011).

Segundo Perez et al. (1999), a contabilidade de custos tem como funções básicas: a sistematização e a análise dos gastos, a classificação e a contabilização dos custos e a geração de relatórios e informações sobre os custos de produção.

Perez et al. (1999), ainda apontam muitas possibilidades para o uso da contabilidade de custos como ferramenta auxiliar na tomada de decisões gerenciais, onde as mais comuns são relacionadas à fixação do preço de venda, ao cálculo da lucratividade de produtos, bem como à seleção do mix de produção.

Desse modo, entende-se, que a gestão de custos é essencial em qualquer organização, inclusive nas MPE’s.

Conforme Petti (2009), muitas vezes os empreendedores concentram-se nas atividades de vender, lançar produtos e conquistar mercados e deixam em segundo plano o efetivo resultado financeiro.

Partindo deste pressuposto, o objetivo desse estudo é analisar ás implicações da gestão de custos, para a sobrevivência das micro e pequenas empresas, tendo a seguinte problemática de pesquisa: Qual a importância da Gestão de Custos para a sobrevivência da empresa? E os objetivos específicos: verificar a relevância da gestão de custos em uma organização; averiguar como a gestão de custos possibilita que o gestor identifique quais os investimentos serão necessários para que o produto fabricado possa gerar lucro de forma satisfatória; e como a gestão de custos contribui na tomada de decisões da empresa.

Para o alcance dos objetivos deste trabalho, será pesquisados os conceitos de Gestão de Custos, bem como as sua implicações nas organizações e sua contribuição no planejamento e desenvolvimento de ferramentas contábeis nas organizações, os desafios e as vantagens da utilização da gestão de custo.

Ao final, desenvolveu-se uma pesquisa, qualitativa, teórica e empírica, que procurou demonstrar até que ponto os conceitos e práticas da gestão de custos permearam os setores de uma micro empresa do ramo de Confecções, da cidade de Vitória da Conquista – Ba.

Esse trabalho justifica-se pela suma importância do micro empresários entenderem o quão é essencial uma gestão de custo eficiente para que às empresas se mantenham sólidas e com saúde financeira no mercado.

Com os resultados obtidos por do estudo na empresa estudo, foi possível observar que se trata de uma empresa sólida e que a gestão comprometida com o desempenho da mesma, que já uma realidade a utilização das ferramentas da gestão de custos no processo de tomada de decisões da empresa.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

  1. CONCEITO DE GESTÃO DE CUSTOS

A contabilidade de custos somente auxilia os gestores quando contempla os objetivos, metas e orçamentos da empresa como um todo e de cada um dos seus setores Leone (2000).

A Gestão de Custos é o ramo da contabilidade que estuda os gastos decorrentes da produção de produtos ou da prestação de serviços.

A contabilidade de custos olha os custos de maneira diferente para produzir informações diferentes que atendam a necessidades gerenciais, estabelece vários sistemas de custos e adota diferentes critérios de avaliação, cálculo e alocação, para fornecer informações especificas exigidas por ambientes de produção e de administração em constante mutação. (LEONE, 2010, pg. 105)

Gestão de custo é o modo, dentro de uma empresa e de suas atividades, como são tratados os custos que, por sua vez, são aqueles gastos necessários para a produção de um bem ou serviço a ser vendido, ou mesmo para a aquisição de um bem para revenda. Silva (2016).

Moura (2013) ressalta que a relevância de conseguir fazer a distinção das nomenclaturas que possam assemelhar-se uma com as outras.

Os custos ou despesas fixas são aqueles no qual o valor total não altera por meio da produção, ou seja, independe da quantidade de produtos movimentados pela empresa como, por exemplo, o salário de um funcionário (excluso caso em que haja comissão de venda), Silva (2016).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.5 Kb)   pdf (206 Kb)   docx (36.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com