A IMPORTÂNCIA DO FLUXO DE CAIXA NAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS
Por: 01031995 • 24/10/2020 • Exam • 5.771 Palavras (24 Páginas) • 203 Visualizações
UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES
A IMPORTÂNCIA DO FLUXO DE CAIXA NAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS
Mogi das Cruzes, SP
2019
UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES
DAIANE FERREIRA CÂNDIDO SOARES 11162500402
LEONARDO LEITE MARBAN 11161103536
THIAGO SANTANA SOARES 11171400837
VINÍCIUS LOMBARDI SILVA 11162100132
A IMPORTÂNCIA DO FLUXO DE CAIXA NAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS
[pic 1]
Mogi das Cruzes, SP
2019
Listas de Figuras
Figura 1 – Entradas e Saídas
Figura 2 – Estruturação do Fluxo de Caixa
Figura 3 – Método Direto
Figura 4 – Método Indireto
Figura 5 – Estrutura do Livro Caixa
Figura 6 – Controle Diário de Caixa
Listas de Siglas
PMEs Pequenas e Médias Empresas
DRE Demonstração do Resultado do Exercício
DOAR Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos
ERP Enterprise Resource Planning
INSS Instituto Nacional do Seguro Social
FGTS Fundo de Garantia do Tempo de Serviço
Sumário
Lista de Figuras
Lista de Siglas
Introdução
- Tema
- Delimitação do Tema
- Justificativa do Estudo
- Problema
- Objetivos
- Objetivo Geral
- Objetivo Específico
- Hipótese
- Fundamentação Teórica
- Fluxo de Caixa
- Conceito
- Estrutura
- Elaboração
- Elementos do Fluxo de Caixa
- Objetivo
- Importância
- Métodos de Fluxo de Caixa
- Tipos de Fluxo de Caixa
- Vantagem
- Livro de Caixa
- Microsoft Office Excel
- Entrerprise Resource Planning (ERP)
- Capital de Giro
- Pró-Labore
- Referências
Introdução
O aumento da concorrência no mercado requer das PMEs um melhor planejamento financeiro dos recursos, especialmente no tema de globalização da economia, que dia após dia, requer bens e serviços com melhor qualidade e custo baixo. Isso exige do administrador, que o mesmo seja flexível em suas atuações e gestão na criação de seu produto e tática a ser seguida para acatar a essas necessidades.
É um instrumento da gestão que mostra os dados financeiros atuais da organização, por esse motivo demonstra de modo claro e verdadeiro a condição financeira da organização. Neste contexto, a inclusão da utilização do fluxo de caixa demonstra um estudo mais real da condição financeira da organização, possibilitando aos gerentes uma tomada de decisão mais planejada, para que obtenha dados no qual possa ter embasamento.
Assim, o tema abordado pode destacar-se com relevância, que o fluxo de caixa, é capaz de auxiliar na gestão financeira, e, portanto, trazendo vantagens consideráveis para a continuação da empresa, permitindo a melhor direção dos recursos para a melhora dos pontos fracos onde a mesma possui impotência. Nesse âmbito, a presente pesquisa examinou como a execução do fluxo de caixa ajuda a gerar dados importantes para o planejamento financeiro e para conservação e continuidade das PMEs. Possuindo como foco refletir a respeito do fluxo de caixa e a sua importância para planejamento financeiro das PMEs, e mostrando subsídios para ajudar no controle, captação e investimento financeiro, assim como a utilização pode afetar de maneira positiva para a continuação da organização. Os recursos sendo viabilizados através do controle do fluxo de caixa aceita ainda uma alternativa melhor para executar e programar entrada de recursos novos. Assim, a liquidez da organização garante um desempenho melhor na gestão das ações, e influenciando na realização da aplicação dos recursos.
Segundo Assaf (1995), o desempenho do setor financeiro de uma organização exige uma supervisão constante dos resultados, de modo a avaliar sua performance, assim ajustando e corrigindo o necessário. O foco fundamental do setor financeiro é fornecer a empresa caixa necessário de modo a cumprir com os compromissos e aumentar a riqueza.
Mediante a uma Pesquisa Bibliográfica constatou-se que a utilização do fluxo de caixa no planejamento financeiro das PMEs pode prover para os administradores financeiros dados essenciais para as tomadas de decisões, assim minimizando erros.
A empresa que utiliza esta ferramenta tem sua vida e saúde prolongada, pois existe uma gestão que contribui para que as atividades sejam executadas. Com isso, é possível afirmar que a continuidade da empresa é de decorrência de uma gestão financeira, com o uso devido do fluxo de caixa. Deste modo, acredita-se na compreensão dos administradores de como é importante o fluxo de caixa nas empresas, assim possibilitando que os mesmos trabalhem a favor de uma melhora de um todo.
- Tema
A Importância do Fluxo de Caixa nas Pequenas e Médias Empresas
- Delimitação do Tema
Estudo da importância do fluxo de caixa nas tomadas de decisões e planejamento da gestão financeira.
- Justificativa do Estudo
Hoje em dia, as Pequenas e Médias Empresas (PMEs), exercem uma função muito importante na economia brasileira. Muitas empresas encerram suas operações todos os anos, tendo com maior motivo a necessidade de recurso financeiro e com isso tendo dificuldade de realizar os pagamentos no prazo correto, desse modo gerando muitas dívidas, acarretando o encerramento da empresa.
Segundo Zdanowicz (2000), para que uma organização se planeje financeiramente é necessário que a administração use o fluxo de caixa como um instrumento, com finalidade de garantir o saldo equilibrado, assim horando todos os pagamentos conforme as datas e proporcionando o aumento dos lucros. Podendo, também, antecipadamente, analisar e precaver quando houver necessidade de caixa, tirando como base os ingressos e desembolsos futuros, tendo assim uma dimensão de quanto será o capital de giro.
...