A IMPORTÂNCIA DOS SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO NAS CERTIFICAÇÕES DE QUALIDADE DE EMPRESAS E SERVIÇOS
Por: Eriksin • 11/5/2021 • Trabalho acadêmico • 519 Palavras (3 Páginas) • 183 Visualizações
[pic 1]
A IMPORTÂNCIA DOS SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO NAS CERTIFICAÇÕES DE QUALIDADE DE EMPRESAS E SERVIÇOS
Referências: PUSTIGLIONE, M. A importância dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho nas certificações de qualidade de empresas e serviços, Rev Bras Med Trab. 2015;13(2):135-8, Set. 2014.
A gestão de qualidade representa uma vantagem competitiva para as empresas e um fator de desenvolvimento é a gestão de saúde e segurança dos trabalhadores, para isso é necessário o atendimento dos requisitos legais. Entre tanti a gestão de pessoas está cada vez mais considerada.
A norma Occupational Health and Safety Assessment Series (OHSAS) visa auxiliar as empresas a controlar os riscos de acidentes no local de trabalho, comprometendo-se com a redução dos riscos e com a melhoria do desempenho em saúde ocupacional e segurança do trabalho. Conforme a norma é necessário o atendimento integralmente das legislações, particularmente as normas regulamentadoras, realize a gestão de pessoas comprometidas com a melhoria contínua dos processos avaliando quais são as ações preventivas e corretivas necessárias.
Indicadores de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais deve ser monitorado para avaliar os controles dos riscos que trabalhadores estão expostos na empresa e realizar a correções necessárias e melhorias nos locais de trabalho para evitar recorrência de acidentes no mesmo nível e que ocorra a qualificação e não seja cancelada a certificação da OHSAS.
Conforme a regulamentação brasileira, possuímos Norma regulamentadora Nº4 (NR4) definindo a obrigatoriedade das empresas em manter Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicinas do Trabalho (SESMT) para promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador em seu local de trabalho.
Conforme a NR4 é necessário que as empresas realizem o dimensionamento correto do SESMT conforme o grau de risco da atividade principal e a quantidade de funcionários no estabelecimento.
Desta forma é evidente que tanto a OHSAS quanto o SESMT tem como objetivo estruturar a qualificar a equipe de trabalho para acompanhamento das atividades realizadas e manter a integridade de todos os funcionários e parceiros da empresa. Na análise da certificação é avaliado o atendimento de todos os requisitos legais e são necessários apresentar as evidências, tornando um sistema de gestão mais robusto e confiável
Após a implantação de uma boa certificação OHSAS e controle do SESMT é evidente que há uma melhoria na cultura de segurança, eficiência e consequentemente na redução de acidentes na produção, consequentemente um desenvolvimento sustentável e uma melhor gestão de qualidade do produto. A certificação pode ser implantada em qualquer organização, não é aceitável a certificação OHSAS sem a certificação do SESMT.
Atualmente possuímos a ISO 45001 - Sistema de Gestão de Segurança onde está mais presente a preocupação com a questões de saúde ocupacional dos trabalhadores além de acidentes. No período em que vivemos é de suma importância que os empresários se preocupem com as questões psicossociais, o SESMT desta forma possui um papel muito importante e necessita acompanhar indicadores para avaliar quais são os comportamentos mais presentes naquele momento, para que haja a possibilidade de melhoria contínua no local de trabalho e evitar possíveis doenças irreversíveis.
...