A INFLUÊNCIA DO MITO NA EDUCAÇÃO DA GRÉCIA ANTIGA
Por: felipecomecu • 1/11/2017 • Trabalho acadêmico • 381 Palavras (2 Páginas) • 873 Visualizações
A INFLUÊNCIA DO MITO NA EDUCAÇÃO DA GRÉCIA ANTIGA
Estéfanny de Jesus Cunha da Silva
Richardson Kelven Costa Ambrosio
Resumo
Neste artigo iremos abordar sobre alguns pontos inerentes ao mito e a sua influência no âmbito da educação grega. Antes de tudo, abordaremos sobre o mito na Grécia e logo após sobre a questão da educação grega. Logo, iremos estabelecer uma relação entre ambos, o mito e a educação e ver a influência do mito na educação. Posteriormente iremos relacionar a trajetória do mito e educação desde a antiguidade até os tempos modernos, observando as modificações ocorridas nesse percurso.
Palavras-Chave: Mito, educação.
Abstract
Introdução
Para compreendermos e definirmos o que seja mito é necessário que retornemos às origens, ou seja, às suas primeiras definições. Segundo o historiador e antropólogo Jean-Pierre Vernant (1992), o qual discutia a questão do mito e da sua relação com a sociedade grega, parte da diferença entre mythos e logos. Segundo o autor, primeiramente, mythos e logos não se contradizem; porém o distanciamento entre o pensamento mítico e o pensamento lógico só se estabeleceu entre os séculos o VIII e IV a.C.
O mito pode-se dizer que foi a primeira tentativa de racionalização sobre as coisas. Os gregos tiveram enorme facilidade em criar histórias fabulosas que, antes da evolução racional e científica, servissem para explicar as origens dos fenômenos naturais e do comportamento humano. O mito é a historia sobrenatural dos atos de entes sobrenaturais (deuses, semideuses e seres de ascensão divina).Consideram o mito no instante de sua criação uma história verdadeira, porque se refere a realidade, como a criação do mundo e fogo por exemplo.
A ideia do mito possibilita o conhecimento da origem das coisas, a ponto de dominá-las e manipulá-las à vontade. A mitologia grega se caracteriza por ter uma representação estilizada da figura humana em que os deuses são representações plásticas de virtudes e vícios humanos, elevados a um enorme grau de expressividade.
file:///C:/Users/REFERENCIA%2003/Downloads/24751-111081-1-SM.pdf
...