A INSERÇÂO DAS MULHERES CHEFES DE FAMÍLIA NO PROGRAMA “MINHA CASA MINHA VIDA “ E SE HOUVE MELHORIA EM SUA QUALIDADE DE VIDA
Por: Bia Amorim • 27/8/2015 • Trabalho acadêmico • 2.116 Palavras (9 Páginas) • 508 Visualizações
[pic 2][pic 1]
UNIVERSIDADE DE CUIABÁ
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
A INSERÇÂO DAS MULHERES CHEFES DE FAMILIA NO PROGRAMA “MINHA CASA MINHA VIDA “ E SE HOUVE MELHORIA EM SUA QUALIDADE DE VIDA.
GLEICE MARIA SANTIAGO DE AMORIM
CUIABÀ
20-05-2015
GLEICE MARIA SANTIAGO DE AMORIM
A INSERÇÂO DAS MULHERES CHEFES DE FAMILIA NO PROGRAMA “MINHA CASA MINHA VIDA “ E SE HOUVE MELHORIA EM SUA QUALIDADE DE VIDA.
Trabalho de Conclusão de Curso apresentada à Faculdade de Serviço Social da Universidade de Cuiabá, para obtenção do título de Bacharel em Serviço Social.
Orientador (a): Prof.ª Francismary de Amorim Silva
Sumário
1.___________________________________Introdução
1.___________________________________Tema
2.___________________________________ Problemas da Pesquisa
3.____________________________________Objetivos
3.1. __________________________________Geral
3.2.___________________________________Especifico
4._____________________________________ Justificativa
5. _____________________________________Marco Teorico
6. _____________________________________Referência bibliografica
- Introdução
Este artigo busca identificar se houve melhora na qualidade de vida, das mulheres chefes de família beneficiaria do Programa Minha Casa Minha Vida. No período do estagio que foi na Secretaria de Cidades do município de Cuiabá, fui acompanhada pela minha orientadora de estagio onde pude observar e analisar o modo de vida de cada família e suas dificuldades em seu dia a dia. No decorrer do estagio tive um leque de assusto que poderia ser abordados mas tem algo que te chama mas atenção e faz com que você aprofunde mas no assunto. Infelizmente no período que entrei no estagio não participei de nenhuma entrega de casa pois o mesmo ocorreu no mês de maio de 2014 e como meu tema é uma analise do antes e o depois das famílias que foram beneficiadas fiz o levantamento em um bairro Getúlio Vargas onde fiz imagens e coletei dados e fiz a comparação com famílias que foram contempladas no Bairro Nova Canaã. Também pude ver no questionário que foi elaborado para entrevistar a essas famílias no bairro citado as dificuldades que pelo fato de ser um suas dificuldades, mas pude ver que nada se comparava a alegria delas de estarem em uma moradia que elas podia chamar de Meu. Já no final do meu estagio onde a secretaria estava passando por um processo de mudança tive a oportunidade de também conhecer um pouco projeto do PTTS( Projeto de trabalho Técnico Social) pena que foi bem no final e não pude absorver muita coisa.
IDENTIFICAÇÃO
1.TEMA
A inserção das mulheres chefes de família no programa “MINHA CASA MINHA VIDA” e se houve melhoria em sua qualidade de vida.
OBJETO DA PESQUISA: Investigação do tema supracitado delimitado à bairros do município de Cuiabá/MT.
2. PROBLEMAS DA PESQUISA ou questões de pesquisa:
Obtenção real de dados nas entrevistas, das mulheres chefes de família solteiras, para participação no programa Minha Casa Minha Vida.
3. OBJETIVOS Este trabalho procura avaliar e entrevistar e coletar dados, para enquadramento de mães solteiras e chefes de família, enquadradas nesta política pública de habitação Programa Minha Casa Minha Vida. Fazendo com que haja um parâmetro entre as Mulheres que serão beneficiadas e as se se beneficiaram com o programa. Também saber delas quais foram suas dificuldades a partir do momento que foram contempladas e suas dificuldades no dia a dia da nova morada e o que mudou na vida dessas mulheres.
3.1 GERAL
Identificar se houve melhoria na qualidade de vida dos beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida
3.2 ESPECÍFICO
- Analisar (como?) de que forma os (as) beneficiários (as) do programa posicionaram-se frente à sua entrada no programa;
- Analisar (como? Através de que?) o envolvimento da comunidade no processo participativo;
- Analisar (como:? Através de que?) as implicações, da participação popular no desenvolvimento do Programa;
- Identificar (através de que?) os entraves e as possibilidades da participação social;
- Analisar a qualidade de vida dos beneficiários do programa
- Identificar limites e possibilidades dos atores institucionais ampliarem espaços de participação popular, como forma de assegurar os interesses coletivos, em Cuiabá.
4. JUSTIFICATIVA
Relevância do tema Por que é importante fazer o estudo
Este trabalho visa analisar o supracitado programa, focando a área de interesse social, com entrevistas de campo e experiências de estágio de Serviço Social dentro da Secretaria Municipal de Habitação, município de Cuiabá. Discutiremos também o papel da moradia como direito fundamental do cidadão e a política urbana em nossa cidade.
O assistente social assume papel de relevante importância nos programas habitacionais destinados as classes de menor renda, coletando dados, tabulando e fomentando ingresso nas mesmos.
Desde remotas eras se observa não apenas a concentração de renda como de propriedades, com o controle de acesso à terra pela elite dominante, seja qual for o modo de produção vigente. Com a revolução industrial ocorreu o êxodo dos trabalhadores rurais para áreas urbanas, que necessitavam de mão de obra e mercado consumidor. Foi inevitável a concentração desse fluxo populacional nas periferias, em condições precárias de vida.
...