A INSERÇÃO DO JOVEM ADMINISTRADOR NO MERCADO DE TRABALHO
Por: Jackson21 • 8/8/2018 • Trabalho acadêmico • 1.654 Palavras (7 Páginas) • 534 Visualizações
UESSBA – UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DO SERTÃO DA BAHIA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
A INSERÇÃO DO JOVEM ADMINISTRADOR NO MERCADO DE TRABALHO
Mércio Menezes Dos Santos
Arapiraca-AL
AGOSTO/2018
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. OBJETIVOS 4
3. JUSTIFICATIVA 5
4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ......................................................................................6
6. CRONOGRAMA 7
7. REFERÊNCIAS 8
INTRODUÇÃO
O mercado de trabalho está cada dia mais competitivo, ou seja, quem tiver mais qualificação terá mais oportunidades. O Administrador tem um campo muito amplo de atuação, pois tanto no setor público quanto no setor privado existem muitas oportunidades e o seu trabalho está cada vez mais requisitado. Apesar de ser uma área muito ampla os jovens encontram muitas dificuldades para entrar no mercado de trabalho, como por exemplo, baixos salários, exigência de experiência e de formação acadêmica.
Os principais problemas dessa geração, perante as empresas são a pressa, não esperam ter experiência o suficiente para a liderança, nem para o planejamento necessário, antes de iniciar um projeto, mergulham de cabeça. Diante das inúmeras mudanças econômicas, políticas e sociais ocorridas no mundo e, especialmente no Brasil, o mercado de trabalho passou a exigir profissionais cada vez mais qualificados e com habilidades técnicas e humanas.
O jovem administrador, Aliatar Portela Neto, reforça que a principal dificuldade é do mercado (público e privado) reconhecer que o Administrador formado pode ser a chave para o sucesso. O governo inventou o programa jovem aprendiz que possibilita que jovens entre 14 e 24 anos que que estejam matriculados em alguma escola, trabalhe em empresas publicas e adquiram experiências praticas de trabalho.
Para o jovem administrador o maior objetivo é ser empreendedor, ter o próprio negócio, o sonho de não ser subordinado. O MEI ( micro pequeno empreendedor), regulariza o empreendimento aberto por um pequeno empreendedor, facilita para o jovem administrador benefícios para abrir o seu próprio negócio.
As indagações primordiais dessa pesquisa são: Como acontece a inserção do jovem administrador no mercado de trabalho? Quais principais áreas de atuação do jovem no mercado de trabalho? Quais as dificuldades que os jovens administradores enfrentam no mercado de trabalho atual? Há iniciativas públicas e privadas de promoção da inserção do jovem?
2. OBJETIVOS
Objetivo geral:
- Investigar sobre a inserção do jovem administrador no mercado de trabalho
Objetivos específicos:
- Caracterizar as principais áreas de atuação do jovem no mercado de trabalho.
- Mostrar as dificuldades que os jovens administradores enfrentam no mercado de trabalho atual.
- Detalhar as iniciativas públicas e privadas de promoção da inserção do jovem no mercado de trabalho.
3. JUSTIFICATIVA
A inserção do jovem administrador no mercado de trabalho é relevante e deve ser pesquisado, para que as empresas evoluam nesse novo perfil de jovens administradores. Com o passar dos anos o perfil dos jovens administradores que ingressam no mercado de trabalho muda. Eles têm como base seus pais ou outros antecessores que atuam ou atuaram nessa carreira, e a partir disso, seus pensamentos e atitudes vão ganhando uma nova formação.
Por integrar essa nova geração, e por ter vivenciado algumas experiências em empresas, observa-se como os setores empresariais precisam se adequar a esse novo perfil, os jovens buscam não é mais passar uma vida inteira se dedicando a uma empresa, eles querem além do crescimento profissional a liberdade pessoal, buscam mais qualidade de vida do que seus antecessores o fizeram na sua idade, sonham com a casa própria como seus pais tiveram. A maioria cresce com muitos sonhos e ideais, e torna-se difícil compreender porque o mundo parece estar deteriorando tanto nessas áreas, como, por exemplo, no meio ambiente. Hoje olhamos nossos antecessores e dizemos, ‘Isto é repugnante’, nós somos menos materialistas sobre algumas coisas. Todos os jovens buscam maiores experiências de vida do que ganhar muito dinheiro, pois na vida há mais do que só trabalhar.
Soloman (1994, p. 79) assevera que os jovens se preocupam com uma vida futura equilibrada mesmo antes de concluírem uma graduação, são mais receptivos às diferentes definições de sucesso e são menos escravos das opiniões convencionais.
4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Quando o jovem alcança a idade para ingressar em um curso superior ele também tem a necessidade de arrumar um emprego para poder se manter na faculdade e em sua vida pessoal até alcançar o tão sonhado cargo de trabalho. Porém, um curso superior necessita de uma maior dedicação temporal comparado a um curso técnico ou ao ensino médio, levando os jovens à dura tarefa de optar pelo trabalho ou pelo estudo.
O mercado de trabalho atual exige uma maior qualificação profissional dos jovens que estão ingressando em sua carreira de trabalho. Desse modo, torna-se relevante investir em cursos de formação atual e ser bem sucedido em todas as suas ações futuras.
O mercado de trabalho atual exige uma maior qualificação profissional dos jovens que estão ingressando em sua carreira de trabalho. A percepção de que a educação é um investimento e que a capacidade produtiva do trabalho é, em grande medida, um meio de produção produzido, reforça a preocupação com a qualificação do trabalhador, entendida esta como potencializadora do crescimento econômico e das chances individuais de acesso a postos de trabalho melhores (LEMOS, 2011, p. 372).
...