A Ideia, o mercado, os concorrentes e o contexto de atuação
Por: Amarelo3 • 21/10/2018 • Trabalho acadêmico • 2.864 Palavras (12 Páginas) • 176 Visualizações
Instituto politécnico de lisboa
Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa
[pic 1]
Unidade Curricular: Gestão das Operações
Docente: João Peters
Lisboa, Dezembro de 2017
Índice
Índice
Introdução 3
Capítulo I – A “ideia”, o mercado, os concorrentes e o contexto de actuação 4
Capítulo II – Caracterização completa do produto e dos seus processos 6
Capítulo III – Recursos a operacionalizar e objetivos a atingir 8
Capítulo IV – Opções estratégicas a prosseguir 9
Capítulo V- A qualidade e a melhoria para o desenvolvimento industrial do produto 9
Capítulo VI – Capacidade 11
Capítulo VII – Layout 11
Capítulo VIII – Aprovisionamento 11
Capítulo X – Localização 11
Capítulo XI - Planeamento das operações do Produto e Planificação das etapas conducentes à oferta do produto ao mercado 12
Capítulo XII – A avaliação do desempenho da função operações do produto 13
Capitulo XIII – A responsabilidade social na gestão das operações do produto 14
Conclusão 15
Introdução
O presente documento foi elaborado no decorrer da unidade curricular “Gestão das Operações” do 3.º Semestre da Licenciatura em Gestão, com vista a desenvolver um produto numa indústria do setor primário ou secundário.
O desenvolvimento do produto teve em conta as alterações climáticas e a crescente preocupação com o meio ambiente, o mesmo está confinado em ser amigo do ambiente e consiste num forno solar, designado por SUNCARSATI.
Começámos por caracterizar o nosso produto e o meio envolvente, de modo, a tornar o nosso produto forte e de confiança.
Capítulo I – A “ideia”, o mercado, os concorrentes e o contexto de actuação
A “ideia”
Há algumas décadas percebeu-se que preservar a natureza, significaria também preservar a vida humana. A preocupação inicial era a extinção dos animais, no entanto problemas como a desflorestação, poluição da atmosfera e outros, têm vindo também a despertar a atenção das pessoas para a proteção do ambiente.
Somos mais de 7 bilhões de habitantes no planeta, sendo que parte das pessoas utilizam e desperdiçam diariamente grandes quantidades de energia, seja para iluminação, transporte, processos produtivos, ou até mesmo cozinhar.
Atualmente, nos países mais pobres, a energia principal é conseguida através da queima de lenha, o que provoca a destruição de ecossistemas e liberação de gás carbônico, que além de poluir o ar também atua no aumento da temperatura, levando ao aquecimento global e às mudanças climáticas.
Recorrendo a um conjunto de materiais fáceis de encontrar, e que de outra forma iriam para o lixo, propomos a aquisição de um forno solar onde se podem cozinhar saudáveis refeições só com o recurso direto à energia solar.
Mercado e Contexto de Atuação
O mercado a que pertence este produto está em contínuo crescimento e permanente evolução.
Para uma melhor análise do nosso mercado e uma melhor perceção do mercado potencial, ou seja, potenciais clientes e mercado real é necessário recorrer à segmentação do mercado, isto é, dividir o mercado em vários e pequenos grupos com características diferentes.
[pic 2]
Fig. 1 – Segmentação do Mercado
A venda de fornos solares dirige-se à população de todo o território nacional, uma vez que somos um dos países a nível europeu com maior radiação solar. O forno solar estará disponível em grandes superfícies comercias (supermercados) sendo também importante a realização de parcerias com entidades de lazer e hotelaria (campismo, aldeamentos, etc).
Concorrentes
Os principais concorrentes do SUNCARSATI são, “SUNTASTE”, “SUNCOOK+”, “CATASSOL”, entre outros. Contudo pretendemos ser mais eficientes no tratamento da matéria-prima, utilizando também materiais reciclados.
[pic 3]
Fig. 2 – Análise SWOT
Capítulo II – Caracterização completa do produto e dos seus processos
O Produto
O SUNCARSATI visa criar valor para a sociedade e para o meio ambiente. Ele funciona como uma estufa, capturando os raios do sol através da tampa de vidro. Além disso, a radiação solar também é refletido pelo espelho plano externo no compartimento de cozimento, dobrando a entrada de energia. Já por dentro do compartimento de cozimento, as paredes espelhadas atuam como concentradores compostos parabólicos (CPC), reduzindo grandemente a necessidade de reorientação regular. Estes concentram toda a radiação solar recebida para a placa absorvente inferior, que por sua vez irradia calor, permitindo alcançar uma temperatura muito homogênea. O isolamento do compartimento de cozedura e a cobertura de vidro duplo minimizam as perdas térmicas e podem manter o alimento quente por algumas horas, mesmo após o pôr-do-sol.
Assim, este produto recorre a materiais recicláveis, como cortiça, alumínio e vidro, para captar o melhor da natureza e o pôr ao serviço dos nossos cozinhados.
A cortiça é a casca do sobreiro. É um tecido 100% vegetal, que até ao momento, nenhuma tecnologia conseguiu imitar. A sua extração não prejudica a árvore nem o meio ambiente e é totalmente reciclável.
Características Essenciais do Produto:
- Os materiais e as dimensões facilitam a armazenagem interior quando não está em uso;
- O transporte por 1 ou 2 pessoas é uma tarefa fácil;
- A placa inferior removível permite uma limpeza fácil e boa acessibilidade;
- A dobradiça de fricção permite o ajuste fácil do ângulo da tampa reflexiva;
- A porta traseira removível permite um fácil acesso ao compartimento de cozimento;
- O isolamento efetivo mantém os alimentos quentes no interior e as superfícies externas estão resfriadas.
[pic 4]
Fig. 3 – Especificações do Produto
O preço de comercialização estimado é de 300 euros.
Dados do Projecto:
...