A Importância das Incubadoras para a Preparação de Empresas
Por: Mateus Rodrigues • 13/9/2020 • Trabalho acadêmico • 842 Palavras (4 Páginas) • 153 Visualizações
Nome: Mateus Rodrigues da Silva
Matrícula: 20131102090
Importância das Incubadoras para a Preparação de Empresas
- Introdução
A disseminação, utilização e a geração de informações têm sido os grandes propulsores do atual panorama econômico e da dinâmica de desenvolvimento no mundo. Esses fatores têm conduzido as empresas na busca por um melhor desempenho econômico, a fim de conseguirem de manter vivas no mercado e evoluírem diante dos concorrentes (SOUSA; BEUREN, 2012).
A intensificação dos negócios concorrentes, acelerado pelo processo de integração global, principalmente econômico, nos últimos anos, tem intensificado o crescimento dos desafios das empresas. Medeiros e Atas (1996) sinalizam que evoluir em um mundo competitivo e globalizado é um desafio, especialmente para as pequenas empresas, em função de suas peculiaridades, como: financeiras, administrativas e operacionais. Contudo, apesar de todas essas dificuldades, um número cada vez maior de empreendedores tem buscado meios para superá-las.
Com o objetivo de dar suporte ás empresas que tentam sobreviver neste mercado cada vez mais dinâmico e complexo, assim como favorecer a inserção de pessoas que estão dispostas a iniciar seu próprio negócio, vários programas e ferramentas de auxílio às empresas e de promoção aos empreendimentos vêm sendo debatidos e alinhados, cada com suas particularidades, funções e finalidades (SOUSA; BEUREN, 2012).
Dentre estes meios de auxílio evidencia-se as incubadoras de empresas, como um modelo de organização que surge como alternativas nas fases de formação, desenvolvimento e consolidação dos negócios. Cooper et al. (2012), diz que as incubadoras de empresas são mecanismos de criação e desenvolvimento de micro e pequenas empresas através de uma formação mais técnica e gerencial do empreendedor, norteando os processos de inovação e desenvolvimento.
Estas instituições visam à preparação das empresas para serem competitivas diante das exigências do mercado e a necessidade de produtos e serviços inovadores. Para Medeiros e Medeiros (1996), as incubadoras de empresa se apresentam como uma das respostas ao cenário competitivo, considerando que são mecanismos que absorvem a incerteza e a complexidade do mercado por meio da cooperação, flexibilidade e criatividade.
- Desenvolvimento
As incubadoras sugiram com o objetivo de dar assistência a empresas, em especial aquelas que estão em fase inicial. Buscam prepará-las, fornecendo recursos necessários desde o começo de suas operações, a fim de se tornarem mais competitivas no mercado. Dentre os diversos tipos de incubadoras existentes no Brasil, se destacam: as de base tecnológica, as de setores tradicionais, as de empresas mistas, as de cooperativas, as empresas culturais e as de agronegócios.
Medeiros e Atas (1995, p. 21) dizem que as incubadoras compreendem “um espaço físico – com infraestrutura técnica e operacional associada, especialmente configurado para transformar ideias em produtos ou serviços”. Elas estimulam o nascimento e a evolução de empresas através da formação complementar do empreendedor nos aspectos técnicos e gerenciais.
Com isso, as incubadoras se constitui se em um ambiente destinado a abrigar e amparar pequenas empresas que apresentam um perfil mais emergente, estimulando a inovação e materialização de ideias em bens, processos ou serviços. É um espaço onde os pequenos negócios recém nascidos ou já existentes se acolhem por um tempo, recebendo incentivos necessários sua consolidação.
...