A Importância de Se Ter um Sentido na Vida
Por: Ka240394 • 29/3/2022 • Relatório de pesquisa • 651 Palavras (3 Páginas) • 110 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
Relatório de Atividades Complementares
ALUNO:
RA: TURMA:
CURSO: POLO: Taubaté-SP
Por Uma Vida Com Mais Sentido
A Importância de Se Ter um Sentido na Vida
PERÍODO: 26/10/2020
LOCAL: Evento via YouTube LIVE
CARGA HORÁRIA: das 19h às 20h.
A LIVE foi palestrada pelo Dr. Alberto Nery, do canal do YouTube Dr. Alberto Nery, onde ele traz a Logoterapia como ferramenta para se alcançar um sentido na vida. Formado em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo, fez Mestrado e Doutorado em Psicologia Social pela USP, é também formado em Teologia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo.
O palestrante iniciou explicando que hoje em dia, muitas pessoas pensam que ter “sentido na vida” é fazer coisas grandiosas, como por exemplo, viajar ao redor do planeta conhecendo muitas culturas, ou fazendo serviço voluntário em lugares mais necessitados, ou ainda, sendo milionário e não precisar mais trabalhar. Bem, essas visões populares são um tanto quanto ‘românticas’ para a realidade da maioria das pessoas. E, por muitas viverem o oposto acabam achando que não podem ter um sentido em suas vidas. Isso resulta em medos, frustações, o próprio desânimo, e claro, o vazio existencial. Não são todos que tem condições de fazer essas grandes mudanças. O Dr. Alberto concorda que sim, grandes mudanças como as citadas podem sim dar um sentido à vida; mas não são as únicas possibilidades.
Com base nas suas experiências clínicas e pessoais, o sentido da vida encontra-se nas pequenas coisas também, e é acessível a todos. Desde uma simples xícara de café consigo mesmo ou em companhia de outrem, ou uma caminhada na natureza. Essas pequenas coisas por mais simples que sejam dão determinado sentido a vida, porque ajudam na saúde do controle emocional, autoconhecimento e podem suprir esse sentimento de vazio existencial. Foi citado o autor Viktor Frankl, criador da logoterapia, na qual em seus livros descreveu suas próprias experiências e das sua observações. Seu primeiro livro foi “Em Busca de Sentido”, onde foi escrito em um campo de concentração onde havia ficado preso durante alguns anos.
Durante a palestra foi citado o exemplo de Jerry Long, um jovem americano, jogador de beisebol que visava uma bolsa de estudos nas melhores universidades, porém devido a um acidente que o deixou paralisado do pescoço para baixo. Em sua nova realidade, ele passou a pensar no sentido da vida, onde participou de uma evento sobre logoterapia. O resultado foi que ele mesmo tornou-se um doutor em logoterapia, na qual usa sua vivencia para ajuda pessoas. Com base nessas experiências, Dr. Alberto deixa claro que o sentido da vida está também em fazer com que as perdas se tornem oportunidades. Assim, como Jerry e Viktor fizeram.
...