QUAL A FINALIDADE DA EXISTENCIA HUMANA? QUAL O SENTIDO DA VIDA, DO ESTUDO UNIVERSITÁRIO E DA CIÊNCIA?
Pesquisas Acadêmicas: QUAL A FINALIDADE DA EXISTENCIA HUMANA? QUAL O SENTIDO DA VIDA, DO ESTUDO UNIVERSITÁRIO E DA CIÊNCIA?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Silalves • 25/10/2013 • 477 Palavras (2 Páginas) • 1.910 Visualizações
QUAL A FINALIDADE DA EXISTENCIA HUMANA? QUAL O SENTIDO DA VIDA, DO ESTUDO UNIVERSITÁRIO E DA CIÊNCIA?
Ainda não conseguimos ou não conseguiram definir nenhuma razão e nenhuma certeza de qual a finalidade da existência humana.
O ser humano tem o pensamento, que é o que mais o comanda, para mal ou para bem. A fé que não são todos que a possuem ou praticam. E o conhecimento, este até que muitas vezes é usado e praticado, isso está na evolução humana. Mas, do que adianta tanto conhecimento, se não conhece a si mesmo.
Se pararmos para pensar o propósito da humanidade é este; aprender a pensar e agir corretamente, a ter fé e assim amar, a conhecer a si mesmo e acho que isso é a maior dificuldade e a mais importante.
Mas somos desviados destes propósitos, porque como mostra no texto “o ser humano, em geral sempre foi deixado em um plano inferior pela sociedade”, que nada mais “é um estilo de sociedade que reduz a pessoa numa máquina de fazer e consumir”. Falta no ser humano autoconsciência de poder compreender a sua própria existência e não deixar que seja influenciado por nada.
Para os filósofos existencialistas contemporâneos, a existência humana é entendida como algo demasiado fluido e rico. A vida é pra ser vivida.
E o que interessa para dar sentido a vida é ter muito equilíbrio, ter intenção e ir a luta, descobrir o que anima. Vamos conservar a vida, reformular, alimentar, etc.
Vamos buscar razões para o sentido da vida, aprender, investir em conhecimento e assim usá-lo para o melhor, ou seja, eliminar de vez este vazio existencial. Mas nunca achar que é melhor do que ninguém. Você é único, mas nunca melhor do que ninguém.
Se conhecendo, entrando em contato consigo mesmo através da reflexão e meditação, é fundamental. Nós somos unidades energéticas, produzimos energia e contribuímos para o universo, para a evolução de cada ser. Tendo esta consciência, começamos aceitar nossa essência e claro, temos muito a ganhar. Gostando de nós, nos aceitando como somos, passamos a gostar mais do próximo e de tudo que o universo nos proporciona.
Para este investimento também podemos contar com o estudo universitário que contribuirá e muito para este entendimento e aceitação, como disse no texto: “Não é possível ser feliz sozinho”, precisamos do outro, para ter vida e aprendermos a viver em comunidade, criando uma sociedade boa de viver e acompanhar sua evolução e não ser empurrada por ela.
Junto com o estudo universitário podemos contar também com a ciência que é muito importante e mostra um caminho de estudos e entendimento do nosso ser. Mas que fique claro, não somos máquinas, apesar de muitos estarem vivendo assim, e não deixar se influenciar por esta ciência. Apenas filtrar o que há de bom, como tudo na nossa vida.
Com equilíbrio, discernimento, organização e vontade...teremos uma vida feliz!
...