A Influencia dos jingles
Por: Amanda Guinalia • 19/9/2016 • Trabalho acadêmico • 1.241 Palavras (5 Páginas) • 350 Visualizações
Referencial Teórico
O presente trabalho acadêmico estuda a influencia dos jingles no processo de decisão de compra do consumidor jovem. Deste modo este estudo se aprofundará em dois temas principais: comportamento do consumidor e decisão de compra ambos sob a influência do jingle no aspecto psicológico e social do consumidor.
- Comportamentos do consumidor
Assimilar o comportamento do consumidor e conhecer os clientes são funções trabalhosas, sendo que os discursos deles nem sempre condizem com suas ações KOTLER (2000). Kotler e Keller (2006) afirmam que tal comportamento é influenciado por vários fatores, são eles culturais, sociais, pessoais e psicológicos, sendo que os culturais têm uma influência profundamente maior que os demais.
[pic 1]Segue a baixo um quadro demonstrativo do modelo de comportamento do consumidor.
- Fatores culturais
Para Kotler (1998) a cultura é o aspecto determinante do comportamento de uma pessoa. Karsaklian (2000) afirma que nossos hábitos alimentares, nosso vestuário, nossas crenças e musicas, são reflexos de nossa cultura. A cultura pode ser definida com um conjunto de comportamento formado por normas que relam valores pessoais, esses valores são passados de geração para geração, evoluindo e podendo interferir no comportamento de compra KARSAKLIAN (2000).
Kotler (1998) afirma que a cultura pode ser dividida em pequenos grupos em que seus membros possuem uma identidade específica, são as chamadas subculturas onde se englobam nacionalidades, regiões, religiões e raças.
- Fatores Sociais
A seguir alguns grupos sociais de referência que influenciam no comportamento de compra, como, família, papéis e posições sociais (KOTLER e KELLER, 2006). O consumidor muitas vezes efetua uma compra para transmitir certo status aos demais, estes status são a forma de como os indivíduos são representados diante de outros na sociedade KOTLER e KELLER (2006). Segundo Churchill e Peter (2000, p.160) “os grupos de referência são aqueles grupos de pessoas que influenciam os pensamentos, os sentimentos e os comportamentos do consumidor”.
- Fatores Pessoais
Para Kotler (1998) esses fatores representam a característica de cada pessoa particularmente, apresenta ainda cinco elementos que constituem esse fator, são:
Idade e estagio do ciclo de vida: diz Kotler (1998, p.168) “que as necessidades e os desejos das pessoas modificam-se ao longo de suas vidas”.
Ocupação: Kotler (1998) acredita que o trabalho dos consumidores influencia seus padrões de consumo.
Condições Econômicas: Para Kotler (1998) são elementos que determinam na condição econômica e afetam diretamente na escolha do produto.
Estilo de Vida: Um padrão de vida expresso em atividades, interesses e opiniões KOTLER (1998).
Personalidade: Richers (1984, p.49) fala que “a personalidade de um indivíduo é composta de uma multiplicidade de componentes que incluem valores, atitudes, crenças, motivos, intenções, preferências, opiniões, interesses, preconceitos e normas culturais”.
- Fatores Psicológicos
A influência que o consumidor tem no meio onde vive, junto com o estimulo que provoca o marketing, leva a decisão de compra. Esse comportamento leva em conta quatro fatores psicológicos motivação, crenças e atitudes, percepção e aprendizagem. Abaixo modelo do comportamento do consumidor.
[pic 2]
Fonte: Kotler e Keller, 2006
[pic 3]
- Decisão de Compra
Para inicio deste assunto segue a figura demonstrativa dos cinco estágios do processo de decisão de compra.
Como visto anteriormente reconhecer o problema é o primeiro passo, sendo a fase onde o consumidor identifica a necessidade que é provocada por estímulos internos e externos, isso incita a vontade de comprar (KOTLER e KELLER, 2006). O segundo passo chamado por busca de informações Kotler e Keller (2006) explicam que após o consumidor encontrar a necessidade, ele busca conhecer o produto ou serviço que deseja.
A avaliação de alternativas pode ser definida pelo seguinte pensamento de Kotler e Keller, 2006, p.191.
“Primeiro ele [o consumidor], está tentando satisfazer uma necessidade. Segundo, está buscando certos benefícios no produto. Terceiro, o consumidor vê cada produto como um conjunto de atributos com diferentes capacidades de entregar os benefícios para satisfazer aquela necessidade. Os atributos que interessam aos compradores variam de acordo com o produto.”
O passo quatro é chamado decisão de compra propriamente dita, que é quando o consumidor cria preferência sobre certa marca ao longo da avaliação e define sua compra sobre a marca preferida (KOTLER; KELLER, 2006). “Em alguns casos, os consumidores podem decidir não fazer uma avaliação formal de cada marca. Em outros, alguns fatores de interferência podem afetar a decisão final” (KOTLER; KELLER, 2006, p. 194).
...