A LISTA DE EXERCICIOS FINANÇAS
Por: FANYLIMA • 23/11/2021 • Trabalho acadêmico • 492 Palavras (2 Páginas) • 138 Visualizações
[pic 1][pic 2]
ATIVIDADE 27/10/21
FICHA DE LEITURA
NOME DO TEXTO: GRUPO 4 - LIDERANÇA A DISTÂNCIA
PROSPOSTA DO TEXTO:
A proposta do texto consiste em dissertar a respeito dos maiores desafios e dificuldades no processo de liderança de times e equipes de forma remota. O texto também traz pontos interessantes sobre a comunicação organizacional e como ela pode ser afetada pela falta da presença física e contato direto, bem como os principais pontos onde é possível aplicar boas práticas e melhorar a fluidez e reduzir ao máximo os possíveis ruídos de comunicação que surgirem eventualmente. Além disso, o texto aborda maneiras de, em meio a este cenário desafiador, aproximar as pessoas, além de melhorar o contato das mesmas. Isso pode ocorrer através de estratégias, como da disponibilização de um espaço físico, por parte das empresas, para que as pessoas possam frequentar e interagir.
PONTOS A SEREM DESTACADOS:
O grande desafio da liderança a distancia é manter o contato próximo entre liderança e seus liderados, o texto dentro vários aspectos, aborda algumas boas praticas para manter um melhor relacionamento entre as partes:
- Conversar um para um: Ter uma conversa mais frequente sem todo o time, para poder dar mais abertura.
- Quebrar o gelo e escutar: Falar de outros assuntos além do trabalho.
- Preparar-se para interagir: Ter uma interação maior, estar preparado para fazer as reuniões em formatos diferentes.
- Aumentar a frequência das interações: Ter mais de uma conversa ao longo do dia, semana e mês.
- Fazer contato visual: Sempre que possivel abrir a câmera.
- Dar feedback claro e reconhecer avanços: Manter um bom relacionamento de feedback, sendo sincero quando necessário reconhecendo.
RELAÇÃO COM ORGANIZAÇÕES DIGITAIS:
A relação com a matéria e as organizações digitais, grande parte das empresas digitais, atuam de forma 100% online ou hibrida, de modo a já nascerem no formato home, deste modo toda a interação que as empresas "tradicionais" tiveram para mudar sua gestão, pode adquirir o conhecimento das organizações que já fazem isso a um tempo. Deste modo destaco que devido o cenário atípico de pandemia, a dificuldade foi o forçamento do isolamento social de modo a todos passarem por uma onda de exaustão por trabalhar 8, 12, 15 horas no modo online, de modo a não balançar a vida social com a vida profissional.
Porem todo o modelo de trabalho digital e lideranças em cenário de home, vem de modo a se não ser de maneira estruturada, pode causar problemas de gestão e liderança, além de profissionais mais cansados e exaustos, perdendo produtividade. Por isto, é fundamental que tanto as organizações já digitais como as tradicionais, que mantenha sua liderança engajada e preparada para este cenário, onde cada vez será mais presente o mundo físico junto com o digital (relações hibridas). Em organizações digitais acaba ocorrendo o mesmo desgaste que muitas empresas que adotaram o homeoffice ou sistema hibrido passam com seus colaboradores, porém muitas vezes por possuírem cargas horarias flexíveis e maior diversidade acabam ocultando os problemas de relacionamento.
...