A Liderança Contemporânea
Por: Marco_Rodrigo • 13/5/2019 • Trabalho acadêmico • 814 Palavras (4 Páginas) • 328 Visualizações
No texto a seguir descrevo o início formal da liderança, as mudanças que ocorreram desde o conceito inicial e qual o papel e a importância do líder dentro das organizações.
A liderança existe desde o começo das civilizações, nascendo junto com a competividade e necessidade da sobrevivência dos grupos. Com a falta de uma teoria científica que embasasse os conceitos da liderança, as técnicas eram desenvolvidas por meio de tentativas e erros.
Com a Revolução Industrial do séc. XVIII, a sociedade passou por uma transformação cultural que foi o cenário ideal para a aplicação das primeiras teorias da Administração (ARRUDA, 1987). O processo de produção crescia em larga escala, uma vez que as pessoas trabalhavam com intensidade (KWASNICKA, 1995). Com o crescimento acelerado da economia, muito além de trabalhadores para o “chão de fábrica”, as empresas passaram a precisar de pessoas capazes de gerenciar todo o processo de produção (MONTANA; CHARNOV, 2000).
No decorrer da história, a humanidade lidou com os mais diversos tipos de chefes, dos mais autoritários aos líderes mais exemplares. A liderança evolui ao passo do próprio homem, valendo-se constantemente das mudanças aceleradas da tecnologia e globalização na busca por vantagem frente à concorrência.
Até a década de 50 acreditava-se que o líder já nascia líder. Estudos científicos basearam o conceito de liderança inata afirmando que o dom estava ligado a aspectos físicos, fisiológicos e traços de personalidade como inteligência, autoconfiança e honestidade.
Embora essas características sejam importantes para a formação de um líder, hoje sabemos que nascer com elas não são garantia total de que esse indivíduo seja um líder de sucesso e que, em contrapartida, a habilidade da liderança pode ser aprendida e melhorada.
Durante muito tempo o papel do gestor era apenas garantir que o processo de produção fosse seguido passo a passo, o que era o suficiente para garantir o sucesso da empresa. Foi a partir de pensadores da administração moderna como John Kotter e Petter Drucker que a antiga linha de raciocínio metodológico foi abandonada e a importância do líder ganhou destaque (MEREGE, 2008).
Apontada como um dos aspectos mais importantes da administração, a liderança pode ser responsável pelo sucesso ou fracasso da organização, uma vez que orquestra processos como planejamento, organização e controle, que podem facilmente ser prejudicados sem a devida direção e estímulo das pessoas que os executam.
Segundo Chiavenato, “liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados para que contribuam da melhor forma com os objetivos do grupo ou da organização”.
No mundo corporativo, o capital humano e intelectual são cada vez mais valorizados, e nunca se ouviu falar tanto em “motivação”, “trabalho em equipe” e “recursos imateriais”. O colaborador, quando percebe que a empresa se interessa por sua vida pessoal e contribui para seu propósito, empenha-se para garantir que todas as tarefas sejam cumpridas, contribuindo para o sucesso da organização. O segredo está em desenvolver as competências individuais e enxergar cada liderado como uma pessoa única, com características,
...