A MICROECONOMIA E MACROECONOMIA
Por: Maryju • 3/9/2018 • Trabalho acadêmico • 2.192 Palavras (9 Páginas) • 254 Visualizações
MICROECONOMIA E MACROECONOMIA
ESTRUTURAS DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA
INTRODUÇÃO
A economia do mundo moderno muda constantemente conforme os avanços da economia. As empresas devem estar preparadas para se adaptar a estas mudanças econômicas (tanto de crescimento quanto de crise, com processos de transformações econômicas, sociais, políticas, de gestão de conhecimento e de informações) que influenciam em seus negócios para estarem preparadas para poder crescer e serem competitivas neste contexto.
Esta produção textual interdisciplinar individual trata sobre micro e macroeconomia , métodos quantitativos aplicados a gestão empresarial, bem como, ética, política e sociedade voltados para a estrutura de mercados supermercadistas, tendo como objetivo verificar o mercado supermercadista no mercado atual.
Foram utilizados como meio de pesquisa as referencias indicadas da biblioteca virtual, nos livros acadêmicos e matérias da AGAS.
PRINCIPAIS ESTRUTURAS DE MERCADO
CONCORRÊNCIA PERFEITA
A concorrência perfeita é a estrutura de mercado que descreve o funcionamento equilibrado, ou ideal, servindo de base para as outras estruturas. A estrutura é também chamada de mercado competitivo, ou mercado perfeitamente competitivo, ou ainda concorrência pura.
Em suma, as principais características de concorrência perfeita são:
- existência de grande número de compradores e de vendedores atuando isoladamente, que se comparado ao tamanho do mercado, nenhum deles consegue influenciar no preço, assim, os preços dos produtos são fixados uniformemente no mercado
- os produtos elaborados são homogêneos, isto é, são substitutos perfeitos entre si; dessa forma não pode haver preços diferentes no mercado, e os compradores são indiferentes em relação às firmas no momento de adquirir o produto;
- transparência de mercado, ou seja, existe completa informação e conhecimento sobre o preço do produto, tanto os compradores quanto os vendedores conhecem a qualidade dos produtos e seu preço vigente.
- livre mobilidade: a entrada e saída de firmas no mercado são totalmente livres, não havendo barreiras legais e econômicas,tanto para entrada como saída de empresas no mercado.
MONOPÓLIO
O monopólio é uma condição de mercado em que existe um só produtor de um bem ou serviço e que não tenha substituto próximo. Devido a isso, o monopolista exerce grande influência na determinação do preço a ser cobrado pelo seu produto. Isto significa que o monopolista tem a capacidade de escolher o preço do produto.
As principais características do monopólio são:
- um determinado produto,ou mercado é constituído por uma única firma;
- não há substitutos próximos para esse produto;
- há concorrência entre os consumidores;
- existem obstáculos (ou barreiras) à entrada de novas firmas.
Os principais obstáculos ao ingresso de firmas concorrentes no mercado são:
Existência de Economia de Escala, ou seja, a empresa monopolista implica no segmento do Monopólio Natural: uma firma já existente e de grandes dimensões pode suprir o mercado a custos mais baixos do que qualquer outra firma que deseje entrar na indústria. (Monopólio Natural)
- Controle sobre o fornecimento de Matérias Primas: se uma firma monopolista detém o controle sobre o fornecimento das matérias primas essenciais à produção de um determinado bem ou serviço, ela pode bloquear o ingresso de novas firmas no mercado.
- Barreiras Legais: as barreiras legais incluem patentes, licenças e concessões governamentais. A posse de patentes dá ao monopolista o direito único de produzir uma particular mercadoria durante um determinado período de tempo. Dessa forma, outras firmas ficam legalmente proibidas de produzirem e venderem o produto patenteado.
- Monopólios Estatais: existem, ainda, os monopólios estatais, que pertencem e são regulamentados pelos governos: federal, estadual e municipal.A
CONCORRÊNCIA MONOPOLÍSTICA
Como o próprio nome diz, a concorrência monopolística é uma estrutura de mercado que contem elementos da concorrência perfeita e do monopólio, ficando em situação intermediaria entre as duas formas de organização de mercado.
Características de um mercado monopolisticamente competitivo são:
- Há livre entrada e saída, ou seja, é relativamente fácil a entrada de novas empresas com marcas próprias e a saída de empresas que já atuam no mercado, caso os produtos deixem de ser lucrativos.
- As empresas competem vendendo produtos diferenciados, altamente substituíveis uns pelos outros, mas que não são, entretanto, substitutos perfeitos.
- Existência de um grande numero de compradores e de vendedores.
Exemplificando a Petrobrás, no que tange a exploração de petróleo no Brasil. Embora legalmente já seja possível outras empresas explorarem tal comódite em território nacional, a Petrobrás é muito grande em relação às suas concorrentes. Lembre que o conceito real e completo de monopólio, diz que esta estrutura de mercado ocorre quando se há apenas uma empresa capaz de influenciar os preços de mercado, não somente quando há apenas uma empresa ofertante no mercado, conceito usualmente mais usado.
Na estrutura de mercado supermercadista do Brasil conforme o seu grau de concentração não representa monopólio, a opinião de especialistas é de que o nível de concentração do setor de supermercados continua abaixo de índices de concentração de outros países, alegando que é necessário somar o faturamento das 50 maiores empresas do ramo para se obter 60% do mercado .
OLIGOPÓLIO
O oligopólio é a forma de mercado que atualmente prevalece nas economias do mundo ocidental. Pode ser conceituado como uma estrutura de mercado em que um pequeno numero de firmas controla a oferta de um determinado bem ou serviço .
...