A Metáfora que relaciona a arquitetura da música erudita
Por: Jéssica Melo • 28/5/2017 • Trabalho acadêmico • 838 Palavras (4 Páginas) • 242 Visualizações
Trabalho em grupo - TG
Aluno(a): Jessica Ferreira de Melo
RA: 1529936
POLO
Brasília – Gama
A metáfora que relaciona a arquitetura da música erudita, mais exatamente de uma orquestra, com a arquitetura e compromissos empresarias. Realmente são comparações que fazem sentido, porque podemos reconhecer em cada exemplo suas semelhanças.
Uma delas é a semelhança entre uma orquestra e uma empresa. Que Fábio Altman diz, que existe uma metáfora principalmente quando compara o maestro a um presidente de empresa. E tem também os músicos que podemos comparar a funcionários de empresa. Isto é porque a estrutura de uma orquestra para ser construída é necessária que exista primeiramente o maestro e os músicos para que possa montar uma arquitetura musical e a estrutura de uma empresa também é necessário que tenha um líder e funcionários para que se possa montar um esquema operacional da empresa.
A empresa e a orquestra apresentam pontos em comum, e é possível ligar a empresa e obras de grandes mestres, procura-se focar no emocional do público e estabelecer, durante todo o tempo, ligações entre o cotidiano de uma empresa e obras de grandes mestres da música clássica. Envolve temas como: liderança, organização e trabalho em equipe. Dá-se o nome de música clássica, ou erudita, à principal variedade de música produzida ou enraizada nas tradições da música secular e litúrgica ocidental, teve sua origem na Europa, durante os séculos XVII e XVIII, a plateia assistia aos concertos conversando e, até mesmo, jantando durante as apresentações o silêncio reinava quando o solista apresentava. Atualmente, os concertos dão-se em atmosfera solene e silenciosa igualmente a concentração nas tarefas. Alguns estudos apontam melhor rendimento acadêmico das crianças que aprendem música, a orquestra pode conter inúmeros músicos sendo necessário ajustes contínuos dos músicos igualmente a integração de todos na empresa, objetivos e metas em uma orquestra são subordinados a uma tarefa comum, antigamente chamava-se orquestra sinfônica aquela sustentada por instituição pública e orquestra filarmônica sustentada por instituição privada atualmente vem sendo mudado este conceito, não há diferenças no que toca à constituição instrumental ou ao papel da mesma, os músicos executam uma mesma obra musical todos trabalham para o sucesso da empresa, cada musico conhece sua partitura e do momento que deve tocar igualmente responsabilidade, cada membro com seu papel objetivando excelência na sua atividade igualmente excelência no que faz.
...