ARQUITETURA DA MÚSICA ERUDITA DE UMA ORQUESTRA,COM A ARQUITETURA E COMPROMISSOS EMPRESARIAIS.
Por: ligiamaaze • 24/5/2016 • Dissertação • 508 Palavras (3 Páginas) • 565 Visualizações
TRABALHO TG
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
UNIP INTERATIVA EAD
POLO: RECIFE - PE
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
ALUNA: LÍGIA PRISCILLA FIGUEIRÔA MAAZE
MATRÍCULA: 1540570
TEMA: ARQUITETURA DA MÚSICA ERUDITA DE UMA ORQUESTRA,COM A ARQUITETURA E COMPROMISSOS EMPRESARIAIS.
INTRODUÇÃO:
A Concretização do trabalho só é possível se todos trabalharem em sintonia. Assim como o resultado positivo de uma empresa pode ser mensurado pelo volume de vendas, em uma orquestra, o seu sucesso é consequência da harmonia com que a música foi tocada. Em ambos os casos, o papel do líder – o CEO na empresa e o regente na orquestra – é fundamental. A orquestra, assim como a empresa, tem setores definidos com suas próprias funções e responsabilidades, Todos funcionam independentemente, mas sob um único comando ou direção.
ORQUESTRA X ARQUITETURA E COMPROMISSOS EMPRESARIAIS:
Assim como nas empresas o CEO conta com a ajuda de seus vice-presidentes e diretores, o maestro também tem o apoio de seus “spalle” (ombro, em italiano), que são os chefes de cada grupo de instrumentistas. Cada chefe, por sua vez, tem a função de motivar o seu time, fazer com que deem o seu melhor, com muito treino, muito ensaio, muitas broncas e o devido reconhecimento.
“Em 1998, Peter Drucker, um dos maiores gurus da Administração, já dizia que no século 21 as empresas seriam como orquestras”
Tanto na Orquestra, quanto nos compromissos empresarias, é necessário um show de talentos individuais, trabalho em equipe, sintonia, organização, humildade, cumplicidade, foco no cliente/público, respeito do maestro por sua equipe e muitos outros pontos, para se chegar ao sucesso. Comparo nossas Empresas a Orquestras, pois diariamente temos que dar um Show, encantando e tirando aplausos dos nossos públicos: equipes, fornecedores, clientes, franqueados, consumidores, comunidade e tantos outros públicos com quem nos relacionamos.
Uma orquestra é feita de músicos com talentos individuais e coletivos divididos entre os diversos naipes de instrumentos. Assim como as empresas são feitas por colaboradores com talentos individuais e coletivos, distribuídos por departamentos que precisam estar em perfeita sintonia sistêmica e estratégica.
Independentemente do gosto musical, gostaria de propor aqui alguns pontos importantes dentro do planejamento estratégico de ambos, Profissionais-Músicos das nossas Empresas-Orquestras.
-1 – Você, diretor ou gestor de empresa, ou seja, o maestro, Deve:
- Está desenvolvendo/treinando constantemente sua equipe;
- está estabelecendo metas, ou seja, deixando claro o que espera de cada um durante o show;
-está dando espaço para que os membros da sua equipe apareçam, deêm um show e recebam os aplausos do público;
-está dando feed-back, aplaudindo e valorizando os resultados individuais e da equipe;
-está buscando continuadamente novos talentos para sua equipe em substituição aos que estão desafinando e já foram alertados e relutam a se ajustar as necessidades da Empresa-Orquestra;
...