A Negociação
Por: Bruna Peticia • 10/5/2016 • Relatório de pesquisa • 1.000 Palavras (4 Páginas) • 253 Visualizações
NÍVEIS DE COMUNICAÇÃO VERBAL - palavras e frases proferidas. PARA VERBAL - pronúncia, velocidade, entonação e volume. NÃO VERBAL - gestos, movimentos do corpo, postura e expressão facial. 7% das informações, recebidas 38% dos sons e tons da voz 55% das imagens.
A comunicação assertiva é definida como a arte da auto-expressão: Uma forma, por meio da qual, a pessoa manifesta seus pensamentos ou sentimentos, defendendo suas ideias, direitos ou necessidades sem desrespeito aos outros.
Assim, quanto mais o indivíduo age agressivamente, mais ele considera seus direitos e menos se importa com os direitos do outro.
Já o indivíduo passivo, quanto mais se omite, mais privilegia os direitos do outro e menos se importa com seus próprios direitos.
CODIFICAÇÃO – consiste na formulação da mensagem a ser transmitida, o que ocorre por meio de um sistema de códigos.
DIFUSÃO – consiste na escolha de canais por meio dos quais é possível fazer a mensagem chegar ao destinatário.
DECODIFICAÇÃO – consiste na interpretação do sistema de códigos e na recuperação da mensagem original, por parte do destinatário.
4 - As entradas de um sistema correspondem aos estímulos, influências ou inputs que iniciam o processo de um sistema. São, em síntese, o fato gerador ou desencadeador de todo o processo.
As saídas de um sistema correspondem às respostas, consequências, outputs ou resultados esperados pelo sistema. As saídas podem ser consideradas a razão de ser do sistema, mas não de maneira estática, visto que, a saída de um processo poderá se tornar a entrada de um novo processo - feedback.
6 - Administrativamente, o enfoque sistêmico define a organização como um sistema composto de elementos interdependentes que se inter-relacionam organizada- mente, de modo a produzir um resultado unificado. O pensamento sistêmico, enquanto ferramenta intelectual, permite que qualquer indivíduo enxergue os sistemas e sua complexidade, capacitando-o a lidar com uma ampla variedade de aspectos.
7- Especialistas recomendam que negociadores devem definir um plano de utilização do tempo da forma mais eficiente e eficaz possível, de modo a atender necessidades específicas dos indivíduos e situações.
Informação é a questão central no processo de negociação: ela pode afetar a avaliação da realidade, influenciar as decisões e abrir ou fechar a porta do sucesso. Portanto, quanto mais informações o negociador tiver sobre sua situação financeira, prioridades, prazos, custos, bem como, sobre suas necessidades reais e pressões, melhor será a sua posição.
8 - Por essa razão, 11 habilidades são imprescindíveis ao bom desempenho e condução do processo de negociação por parte de todo negociador: 1. Concentrar nas ideias 2. Discutir as proposições 3. Proporcionar alternativas a outra parte 4. Ter objetividade no equacionamento dos problemas 5. Apresentar propostas concretas 6. Separar os relacionamentos pessoais dos interesses 7. Saber falar e saber ouvir 8. Colocar-se no lugar da outra parte 9. Ter consciência que se negocia o tempo todo 10. Saber interpretar o comportamento humano e as reações 11. Evitar estruturar um relacionamento em função de um acordo.
HABILIDADES ESSENCIAIS
1.
...