A Negociação na Administração
Por: wallysantos • 31/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.368 Palavras (6 Páginas) • 229 Visualizações
[pic 1]
Faculdade Anhanguera de Campinas
Curso de Ciências Contábeis – 1º Semestre
ATPS
TECNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Asuelen Vrena – RA: 8487203376
Flávia Wenceslau Rodrigues – RA: 8074843051
Rosilaine Ferreira Strabello – RA: 1299225065
Valquíria Silva de França - RA: 8374823202
Campinas/SP
2014
Asuelen Vrena
Flávia Wenceslau Rodrigues
Rosilaine Ferreira Strabello
Valquíria Silva de França
ATPS
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Trabalho apresentado ao Professor: Marcio da disciplina: Técnicas de Negociação do curso de Ciências Contábeis. Unidade 4. Noturno.
Campinas/SP
2014
ETAPA 1 - PASSO 1
*Conceito de negociação na visão de ter autores diferentes? Citar fontes!
1º- Para ACUFF (1993):
“a negociação é o processo de comunicação com o propósito de atingir um acordo agradável sobre diferentes idéias e necessidade”.
2º - Junqueira (2009):
Negociação é o processo de buscar aceitação de idéias, propósitos ou interesses visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação consciente de que foram ouvidas, tiveram oportunidade de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior do que a soma das contribuições individuais.
3º- Thompson (2008):
Negociação é um processo interpessoal de tomada decisão, necessário sempre que não podemos atingir nossos objetivos por conta própria.
FONTE:
LIVRO TEXTO PLT - NEGOCIAÇÃO: CONCEITOS E APLICACOES PRATICAS
PAGINA 15.
ETAPA 1 – PASSO 2
*Encontrar semelhança entre teoria do passo um e o projeto “Feito em casa”.
SEMELHANÇAS:
A semelhança que encontramos da visão da autora Junqueira com a visão do Projeto foi à seguinte, que ambos visam um melhor resultado e um futuro com lucratividade.
Porém na segunda semelhança, notamos que em uma negociação deve estar voltada para a lucratividade e existe dois forma de negociar, a 1º é ganhar a custa da outra parte negociadora e a dois é considerar que só a um bom negocio se as parte ganharem .
Como o projeto feito em casa, à negociação é para beneficio dos dois lados, onde pra a ONG, com a expressão do projeto, vamos gerar oportunidades de renda para os moradores; o lado que vai favorecer o lado do comprador terá uma grande vantagem, pois as empresas vai ser bem vista como contribui dores e defensor da natureza que tem uma visão voltada para uma sociedade mais justa.
ETAPA 1 - PASSO 3
COMITE FARV – NEGOCIACOES
Funções:
Flavia Rodrigues: - Negociar com Ana Maria
Asuelen Vrena Xavier – Negociar com Fernando da silva
Rosilaine Ferreira - Negociar com João das Cruzes
Valquíria Silva – Providenciar todos outros negócios básicos e liderar nas negociações empresariais.
ETAPA 1 - PASSO 4
Relatório do objetivo e a missão da nossa comitê
O objetivo do comitê é alcançar o principal desafio: ter as três lojas abertas nos principal Shopping Center da região.
Sabemos que é uma tarefa que está sendo testada por muitos sem sucesso, e para nosso comitê é um grande desafio que será vencido, pois temos uma convicção em afirmar que nossos objetivos e metas serão alcançadas.
Nós do comitê temos uma missão, que a principio é mostrar que somos aptos a fazer um bom trabalho, onde nosso cliente saia satisfeito.
Temos um principio, o nosso sucesso é através de acordos agradáveis, mostrando idéias, visando ao melhor resultado possível.
Uma missão de um bom trabalho, feito com transparência, ética, e comprometimento, e é isso que vamos buscar e alcançar com sucesso.
ETAPA 2 - PASSO 1
A IMPORTANCIA DA COMUNICAÇÃO NA NEGOCIAÇÃO e AS VARIAVEIS BÀSICAS DA NEGOCIAÇÃO
Passo 1 – Comentar sobre a importância da comunicação na negociação.
A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO EM NEGOCIAÇÕES
Saber expressar-se, fazer-se entender, ser simpático e elegante na linguagem pode ser uma grande ferramenta para garantir boas negociações. Porém, é necessário entender o que é comunicação. Ser informal, usar palavras fortes e exageros verbais não funciona com todo mundo. O risco de ser inconveniente é maior que o de ter sucesso com alguns poucos clientes que poderiam até achá-lo divertido.
Claro que descontração e segurança ao falar ajudam, mas o importante é entender o cliente. Falar muito pode ser fatal. Falar pouco também. Ouça primeiro, entenda o que o cliente quer e só depois fale. Lembre-se de que quem domina a negociação é quem pergunta. Assim, enquanto não tiver certeza de que entendeu, pergunte.
Comunicação efetiva é a compreendida, não a falada. Você sabe que se comunicaram bem quando entendeu o cliente e ele entendeu você com clareza. Para isso, é importante você conhecer a metáfora da cabeça, que simboliza a ordem exigida para uma boa comunicação. Observando nossa cabeça, de cima para baixo, temos:
1) em primeiro lugar o cérebro, indicando que antes de falar, precisamos pensar no que dizer.
2) Depois, temos os olhos para observar bem o ambiente e as reações do cliente.
3) O nariz para sentir.
...