A OPORTUNIDADES, AMEAÇAS, FORÇAS E FRAQUEZAS
Por: joaopedrofurla • 24/2/2021 • Trabalho acadêmico • 320 Palavras (2 Páginas) • 263 Visualizações
1. QUESTÃO 1: OPORTUNIDADES, AMEAÇAS, FORÇAS E FRAQUEZAS
Identificar e justificar quais eram.
As ameaças para a empresa.
Resposta
As ameaças do jornal eram que o seu campo de tecnologia estava atrasado e sem condições financeiras para reestruturar e modernizar seu parque gráfico, fazendo com isso qualquer concorrente mais agressivo que lhe atacasse de frente, como se suspeitava acontecer em breve.
As oportunidades para a empresa.
Resposta
Os pontos fracos da empresa.
Resposta
O jornal estava tecnologicamente atrasado, sem controles financeiros adequados, com um parque gráfico obsoleto e o seu corpo funcional mal qualificado e desmotivado. E falta de interesse por parte do fundador.
Os pontos fortes da empresa.
Resposta
A empresa tinha como seu ponto forte divulgar a notícia nas primeiras horas da madrugada, estampando notícias da cidade e do país na primeira página, enquanto os demais matutinos só chegavam às bancas mais tarde, com manchetes voltadas principalmente para temas internacionais.
As manchetes sensacionalistas eram a marca registrada do O Dia. A linguagem sintética das manchetes tinha que resumir o drama, a tragédia, o aspecto cômico ou macabro do fato, sempre de forma direta e definitiva, procurando sensibilizar o leitor através da captura do aspecto insólito do acontecimento. Essa era a fórmula, para fazer um jornal popular, e manchete para atrair leitores.
Em menos de um mês se tornou líder de vendas em banca no Rio.
2. QUESTÃO 2: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Descrever e explicar as principais ações realizadas com base no planejamento estratégico da empresa.
Resposta
No ano de 1989 foi posta uma nova equipe de executivos, liderada pelo economista Walter Mattos Jr., assumiram então a tarefa de modernizar o jornal. Foi iniciando então um planejamento estratégico para o reposicionamento da marca.
Entre as principais ações realizadas foi à reestruturação e modernização do parque gráfico com a modernização dos equipamentos o custo do jornal baixou se tornando um jornal popular de qualidade.
A formação de uma equipe competente de profissionais de comunicação, com funcionários qualificados a produção aumentaria e a divulgação do jornal passaria aumentar.
...