Identificando Oportunidades De négocio
Artigo: Identificando Oportunidades De négocio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bia2121 • 3/4/2013 • 2.945 Palavras (12 Páginas) • 1.985 Visualizações
IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS
Todo empreendedor deve saber que uma boa idéia é uma condição necessária, mas não suficiente para se lançar à criação de um novo empreendimento. É necessário identificar como e quando uma idéia pode ser convertida em um negócio de sucesso. Este módulo tem por objetivo evidenciar como as importantes mudanças econômicas, sociais e políticas que vêm ocorrendo no cenário mundial desencadeiam tendências que geram oportunidades de negócio.
CAPÍTULO 1 - Idéias e Oportunidades
Sabia que nem sempre uma boa idéia é, necessariamente, uma boa oportunidade de investimento?
Para se qualificar como uma boa oportunidade de investimento, o produto ou serviço que você tem em mente deve atender a uma necessidade real com respeito à funcionalidade, à qualidade, à durabilidade e ao preço. A oportunidade, em última instância, depende da habilidade para convencer os clientes (o mercado) dos benefícios do produto ou serviço. É o mercado que determina se uma idéia tem potencial para tornar-se uma oportunidade de investimento, ou seja, apenas o estudo de mercado nos dirá se a idéia gera valor para o usuário final do produto ou serviço.
Um dos primeiros objetivos do empreendedor que é o de formular uma idéia a partir de uma oportunidade percebida.
Uma oportunidade pode parecer viável, mas, só com algum esforço de pesquisa é possível determinar sua viabilidade.Quanto mais avaliada for a oportunidade, menos arriscada será a concretização da idéia.
Mas, cuidado! Existem muitas oportunidades que não passam de certos modismos. É possível ganhar dinheiro com elas, mas fazer investimentos pesados e projetar ganhos duradouros,baseado em modas passageiras é um risco.
Para explorar estes “modismos” você tem que se preocupar em encontrar o momento certo para “entrar na onda”. É necessário entrar no mercado um pouco antes do início da moda e sair antes do seu fim.
Contrariamente aos modismos, as tendências, por acompanharem movimentos culturais amplos, são mais estáveis.
1. O MUNDO GIRA E OS NEGÓCIOS MUDAM
Percebe-se que devido a transformações políticas, sociais e econômicas, cada vez mais aceleradas, estamos vivenciando um período de muitas mudanças, pois então, essas mudanças atingem todo o planeta e devem ser consideradas. A partir delas surgem tendências que influenciam o ambiente com o qual as empresas interagem no dia-a-dia. Essas mudanças, agrupadas em tendências, explicam-nos muito do que está ocorrendo a nossa volta, ajudando-nos a encontrar oportunidades futuras e saber como investir nosso capital.
Portanto,acompanhar as novas necessidades dos clientes é fundamental para identificar as melhores oportunidades de negócios. O desafio do empreendedor é tornar-se o próprio agente das transformações, adiantando-se às mudanças.
No planejamento do futuro negócio é imprescindível que você analise essas tendências mundiais, pois elas geram muitas oportunidades de negócios. É preciso analisar cada uma delas buscando encontrar todos os fatores que devem ser considerados no planejamento do futuro negócio.
2. TENDÊNCIAS GERAM OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS
2.1 Parceria com clientes-
A primeira delas é a que trata da Parceria com os clientes. A empresa, por mais eficiente e moderna que seja, não produzirá algum resultado se não tiver para quem vender seus produtos ou serviços. Portanto, o grande tesouro da sua empresa é o cliente satisfeito.
É o diferencial na oferta de serviços e produtos que garantem ao empreendedor, não somente continuar no mercado, mas também desenvolver negócios permanentemente.
Dizem dois dos especialistas na área, Gary Hammel e C.K.Prahalad, que o importante é ficarmos antenados nas rápidas mudanças do mercado, pois identificando as suas necessidades passamos a criar tendências e, assim, largamos na frente dos concorrentes.
2.2 Globalização econômica
A Globalização econômica também é uma dessas tendências, hoje não é mais possível falar, sobre economia brasileira, americana, européia ou mesmo japonesa, etc, tal é o grau de conexão existente entre os diversos países do mundo. Estamos presenciando a formação de uma economia única, um mercado único. Assim, o futuro negócio não concorrerá somente com as empresas locais, mas com as empresas de todas as partes o mundo.
As pequenas empresas que produzem brinquedos, por exemplo, têm que competir com fabricantes chineses, coreanos, dentre outros, que colocam seus produtos em nosso mercado a um preço muito baixo.
No Brasil, vários grupos estrangeiros aumentaram sua participação no mercado adquirindo empresas brasileiras, desenvolvendo atividades próprias ou se associando a empresas locais, tanto na indústria, quanto no comércio e serviços.
Esse fenômeno fez-se notar na indústria automobilística com a Audi, Peugeot, Renault; nos bancos com o Santander e tantos outros, só para citar alguns exemplos.
A economia mundial integrada tem por base o consumo comum entre os cidadãos de diferentes países. No Brasil, cada vez mais pessoas vestem as mesmas marcas de roupa e calçados, usam perfumes e se alimentam como nos Estados Unidos, Japão e países europeus. Dirigem carros japoneses, italianos, franceses e americanos.
Além disso, a Internet possibilitou uma rede de informações e comunicações mundiais. É possível fechar negócios enviando voz, dados, textos ou imagens de forma instantânea.
2.3 Era do conhecimento
Outra característica marcante trazida pelas mudanças é a valorização do conhecimento. Nunca na história da humanidade o conhecimento foi tão valorizado como agora. Observamos avanço na biotecnologia, na tecnologia digital e da informação, entre outros.
A informática trouxe muitas mudanças, uma verdadeira revolução,luz solar, satélites, células fotovoltáticas, e por aí vai. – É preciso acompanhar os progressos científicos e tecnológicos e ler muito.
A tecnologia da informação tem permitido melhorias significativas na eficácia da gestão das organizações, notadamente na redução de custos e melhor atendimento aos clientes. Ferramentas como código de barras, leitoras óticas, reposição contínua, sistemas logísticos, transferências eletrônicas e sistemas de gerenciamento de bancos de dados são apenas alguns dos exemplos bem-sucedidos.
Se
...