A ORGANIZAÇÃO COMO ENGRENAGEM
Por: sabuguinha • 23/4/2017 • Trabalho acadêmico • 4.754 Palavras (20 Páginas) • 418 Visualizações
A ORGANIZACAO COMO ENGRENAGEM
Adriane Hatsumi Kakuta
Orientadora: Prof. Bernadete Lenza
Curso: Administração
Polo: Faculdade Unip Nagoya
RESUMO
Este trabalho tem por objetivo elencar a importância do setor de gestão de pessoas, ou recursos humanos para as empresas e para o profissional. Analisa-se brevemente como o setor de gestão de pessoas contribui para a melhoria da empresa, investindo em qualidade de vida para o trabalhador. Aborda a motivação pessoal como um fator essencial é de vital importância para a empresa, é o ativo na administração e comando de profissionais e funcionários dentro das empresas e organizações. É através dele que se prega a política da empresa, a missão, os valores objetivo. Este trabalho tem por objetivo elencar a importância do setor de gestão de pessoas, ou recursos humanos para as empresas e para o profissional. Analisa-se brevemente como o setor de gestão de pessoas contribui para a melhoria da empresa, investindo em qualidade de vida para o trabalhador. Aborda a motivação pessoal como um fator essencial é de vital importância para a empresa, é o ativo na administração e comando de profissionais e funcionários dentro das empresas e organizações. É através dele que se prega a política da empresa, a missão, os valores objetivos, E que se faz o recrutamento, seleção profissional. Por meio do setor de recursos humanos, ajuda resolver dificuldade na empresa, promove-se o desenvolvimento e aprimoramento profissional, dá-se o apoio e suporte para que os funcionários executem suas atividades com eficiência, sem maiores distrações, com bem-estar e motivados contribuindo para a melhoria da empresa e do profissional. Utilizaremos algumas citações das quais facilitara entendimento.
Palavras-chave: Organização, Liderança e trabalho em equipe.
INTRODUÇÃO
É essencial que as empresas se preocupem com seus funcionários, e com toda a infraestrutura, que ela oferece seu desempenho e sucesso. O Monitoramento e o controle ele fala que precisa muitas vezes ser rigorosos e que as pessoas jamais podem ser deixadas sem supervisão e que também não devem ficar entregues as próprias deliberações. A cautela de prevalecer sobre a confiança.
As pessoas passam muito do seu tempo no trabalho. Para assegurar aos profissionais melhores salubres, assim a saúde e o bem-estar dos funcionários. Toda empresa é composta de pessoas, e quando estas trabalham motivadas, mais comprometimento com a missão, visão e valores da instituição, estas trabalham mais e melhor. Pode-se ilustrar o setor de gestão de pessoas como a “liga” que une as abelhas de uma colmeia, cada qual com sua atividade e tarefas, mas todas em prol da mesma missão.
Pode-se dizer, portanto, que o setor de gestão de pessoas, avalia os recursos das empresas em sua totalidade, dando mais ênfase ao recurso humano, não somente visando lucro para a instituição, e sim qualidade de vida e de trabalho ao empregado.
O departamento de gestão, tem algumas maneiras de ver como a arquitetura organizacional, cultura corporativa, o estilo de gestão.
Também depende das características das pessoas que a constituem. Tudo isso constitui um mix que a torna única em cada organização.
É o ativo na administração e comando de profissionais e funcionários dentro das empresas e organizações. É através dele que se prega a política de comportamento dentro da empresa, implementa-se. Também é por meio do setor de gestão de pessoas que se promove o desenvolvimento e aprimoramento profissional, dá-se o apoio e suporte para que os funcionários (quais peças vitais da engrenagem) executem suas atividades com eficiência, sem maiores distrações. O departamento também é o responsável para solução de conflitos, proposta e elaboração de mudanças nas relações interpessoais. O líder tem que estar atento no relacionamento de trabalho em equipe, dando exemplos e motivando seus colaboradores.
1.ESCOPO HISTÓRICO E DEFINIÇÃO
De acordo com Chiavenato (2014, p. 375) trabalhar em uma organização precisa de muita competência das pessoas: executar o trabalho, atender ao cliente, focar em metas e resultados a alcançar e, sobretudo, alterar e seguir as regras da organização.
Chiavenato (2014, p.3) Ele descreve que algumas vezes, a escolha de visualizar as pessoas como membros tratar as pessoas como parte que forma toda a organização, façam se sentir engajadas para então uma integração de conhecimentos que vão transformar em ações assim surgirá o desempenho desejado pela organização, cabe a empresa promover a motivação das pessoas.
A palavra motivação deriva originalmente da palavra latina “movere”, que significa mover. (...) assim não faz mais sentido negar que, e condições favoráveis, cada pessoa exerça com naturalidade seu poder criativo, buscando aí seu próprio referencial de auto identidade e autoestima. A motivação é considerada atualmente como um aspecto intrínseco às pessoas; ninguém pode, por isso mesmo, motivar ninguém, sendo que a motivação especifica para o trabalhão depende do sentido que se dá a ele (BERGAMINI, 1993, p. 54).
Conforme Chiavenato (2010, p.63) primeiro a organização tem que deixar de maneira clara e objetiva, para seus colaboradores a razão de ser da empresa, ou seja o porquê da empresa sua previsão de conquistas futuras e como ela espera para ser reconhecida pelos seus clientes e demais.
De acordo com Chiavenato (2009, p.189) O aprimoramento pessoal como parte da melhoria da qualidade de vida das pessoas, ele verificou que a qualidade de vida das pessoas pode ser incrivelmente aumentada por meio de sua constante capacitação e de seu crescente desenvolvimento profissional. As pessoas treinadas e habilitadas trabalham com mais facilidade e confiabilidade e, consequentemente, com mais prazer e felicidade. Sem falar na qualidade e produtividade.
...