A Primeira Guerra Mundial
Por: richardrar • 10/8/2015 • Monografia • 1.397 Palavras (6 Páginas) • 480 Visualizações
A Primeira Guerra Mundial
- Foi um conflito militar (1914-1918),
- Iniciado por um confronto regional entre o Império Austro-Húngaro e a Sérvia, em 28 de julho de 1914.
- A causa imediata que deu início, foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austro-húngaro, em Sarajevo no dia 28 de junho de 1914, por um nacionalista sérvio.
- Os verdadeiros fatores determinantes foram: o espírito nacionalista que crescia na Europa entre os séculos XIX e XX e a rivalidade econômica e política entre as nações, o processo de militarização e a corrida armamentista deram característica a sociedade internacional do final do século XIX.
- Tríplice Aliança: Alemanha, Áustria-Hungria e Itália contra a ameaça de ataque da França.
- Tríplice Entente: Grã-Bretanha, França e Rússia para contrabalançar a Tríplice Aliança (Alemanha, Áustria-Hungria e Itália).
1914-1915: A GUERRA DE MOVIMENTO
As operações militares na Europa se desenvolveram em três frentes:
- Ocidental ou franco-belga: Onde Alemães combatem Franceses, Ingleses e Belgas. (Alemães → Franceses, Ingleses e Belgas)
- Oriental ou russa: Onde Alemães combatem os Russos. (Alemães → Russos)
- Meridional ou sérvia ou Bálcãs: Austríacos contra Sérvios. (Austríacos → Sérvios)
1915-1917 – GUERRA DE TRINCHEIRAS
1917: ENTRADA DOS ESTADOS UNIDOS E O ARMISTÍCIO COM A RÚSSIA
- A neutralidade americana mudou quando a Alemanha anunciou que recorreria à guerra submarina.
- Várias nações latino-americanas, entre elas o Peru, o Brasil e a Bolívia apoiariam esta ação.
- O afundamento de alguns navios levou o Brasil, a participar da guerra, enviando uma divisão naval em apoio aos aliados. Aviadores brasileiros participaram do patrulhamento do Atlântico, navios do Lóide Brasileiro transportaram tropas americanas para a Europa e, para a França, foi enviada uma missão médica.
- Representantes da Rússia, Áustria e Alemanha assinaram o armistício em 15 de dezembro, cessando assim a luta na frente oriental.
1918: ANO FINAL
- República de Weimar, cujo governo enviou uma comissão para negociar com os aliados. Em 11 de novembro foi assinado o armistício entre a Alemanha e os aliados.
- O Tratado de Versalhes (1919), pôs fim à guerra, estipulava que todos os navios aprisionados passassem a ser dos aliados.
- Em represália ao Tratado, os alemães afundaram seus próprios navios em Scapa Flow.
- As potências vencedoras permitiram que deixassem de ser cumpridos certos itens do Tratado, o que provocaria o ressurgimento do militarismo e de um agressivo nacionalismo na Alemanha, além de agitações sociais que se sucederiam em grande parte da Europa.
- Tema recorrente da política contemporânea, o nacionalismo tem-se constituído em foco permanente de conflito. Sobre ele, é correto afirmar que:
01. A Primeira Guerra foi precedida pelo confronto de diferentes projetos expansionista. É o caso da Rússia, que pretendia avançar sobre territórios do Império Austro-Húngaro e do Império Turco, dizendo-se protetora dos povos eslavos. Ou da Sérvia, que, ao pretender unificar os eslavos do Sudeste da Europa, formando a Grande Sérvia, também se chocava com os interesses desses Impérios.
02. A Segunda Guerra, igualmente, foi precedida de discursos nacionalistas, embora com novas feições. É o caso do fascismo italiano, embalado nos sonhos de reconstrução das glórias do Império Romano, ou do nazismo alemão, defensor da unificação dos povos germânicos e da reconstrução do seu Império, então denominado III Reich.
04. A vitória do nacionalismo indiano (1947) e o fracasso franco-britânico na guerra contra o Egito (1956) desencadearam uma onda de nacionalismo nas antigas colônias européias na África e na Ásia. Aliando-se a outros países de passado colonial, como os latino-americanos, formaram uma terceira força internacional - Terceiro Mundo, situado entre o Capitalismo e o Socialismo.
08. Nos anos 80-90, novamente os movimentos nacionalistas abalam a política internacional. O já frágil "império" soviético vê sua unidade desfazer-se diante do separatismo das Repúblicas Bálticas - Letônia, Estônia e Lituânia. A partir de então, outras repúblicas assumem o mesmo propósito, pondo fim à URSS. Entre os "eslavos do sul", as disputas de croatas e sérvios lançam a Iugoslávia numa violenta guerra civil.
- O clima de tensão oriundo da expansão imperialista na Ásia e determinador do 1º Conflito Mundial não pode ser avaliado pelas:
01. rivalidades entre franceses e ingleses na Indochina, entre ingleses e russos na Ásia Central e entre russos e japoneses na Mandchúria e Coreia.
02. políticas de alianças entre russos e japoneses para bloquear as pretensões inglesas e francesas no sudeste asiático.
04. tensões entre o Império Inglês e o Império Chinês em torno da Coréia e da Mandchúria com o apoio da França à Inglaterra.
08. rivalidades entre ingleses e franceses no sudeste asiático, entre belgas e alemães em Port-Arthur e entre russos e poloneses na Ásia Europeia.
16. tensões entre o Império Austro-Húngaro e a Grécia na região do sudeste asiático com o apoio da Inglaterra aos gregos.
...