A REVELANDO A LÓGICA DA MUDANÇA: A ORGANIZAÇÃO COMO FLUXO E TRANSFORMAÇÃO
Por: Felipe Brandão • 14/12/2020 • Resenha • 278 Palavras (2 Páginas) • 231 Visualizações
CAPÍTULO 8 - REVELANDO A LÓGICA DA MUDANÇA: A ORGANIZAÇÃO COMO FLUXO E TRANSFORMAÇÃO
A primeira menção de Morgan teve relevante influência no progresso da ciência e da concepção ocidental, Heráclito, um homem que vivia em sintonia com a natureza. Um dos primeiros a interpelar o conceito de que o universo está num contínuo modo de fluxo, acreditando que seus mistérios seriam desvendados nas tensões e conexões ocultas.
David Bohm, físico nuclear, se utilizava de alegorias para mostrar sua perspectiva. Uma delas era contemplar o universo como um grupo de conexões que se desenrolam como uma composição musical, onde distintos aparelhos e notas florescem no interior de uma conexão entre eles para gerar uma melodia.
Na teoria de Bohm, denominada Holomovimento, a realidade é separada em duas ordens: explicita (exposta) e implícita (encoberta). O domínio do encoberto é a criatividade, sendo assim uma serie de possiblidades que ficam expostas.
As formas captadas na ordem exposta concedem-se um certo nível de liberdade e auto ajuste, todavia sejam constantemente comtempladas como submissas no contexto da ordem encoberta para que sejam capazes de existir. Perante circunstâncias adequadas, especificas ordens expostas se tornam plausíveis. Destaca-se que as ordens, encobertas e expostas, inter-relacionam-se e são capazes de criar e gerar formas em um período de tempo.
Procura-se um entendimento em relação a estrutura da vida social e oferecer outra perspectiva sobre a relevância e a função da cultura, do subconsciente e de outros fatores produtores. A coerência é maior e melhor com hipóteses mais materialistas que destacam como a sociedade cresceu e evoluiu fundamentada em alguma estrutura lógica. O estudo de Bohm diz que a realidade é criada por instrumentos produtores que surgem do domínio real.
...