A Revolução Copernicana-Galileana
Por: luccaspacoti • 30/6/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 405 Palavras (2 Páginas) • 264 Visualizações
[pic 1]
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável - IEDS
Curso de Engenharia de Energias
Disciplina: Iniciação ao pensamento cientifico
Docente: Prof. Dr. Luís Carlos Silva de Sousa
Discente: Francisco Lucas de Oliveira Nogueira
Questionário: A Revolução Copernicana-Galileana
1° resposta: Levando em consideração o comentário de Dava Sobel, no meio das trocas de cartas com seu pai, Celeste teria participado diretamente na escrita de seu pai Galileu Galilei, também, o ajudou a sintetizar e ponderar seus pensamentos, afim de que seus argumentos para não se posicionar diretamente contra ao catolicismo.
2° resposta: O contexto de descoberta está ligado aos fatores não científicos (psicológicos ou socioculturais), todavia, o contexto de justificação está voltado ao desenvolvimento de hipóteses, teste de teorias, à validações e replicação de resultados empíricos.
3° resposta: A inércia diante de que a tradição o considera incontestável (dificuldade em conseguir mudar um pensamento que foi estabelecido há muitos anos, porém não poderia ocorrer um aprisionamento, mas sim precisava provar aquele conhecimento), isso também para pensamentos com bases religiosas e de pessoas com autoridade intelecta, além de ser acessível a aplicação da retórica, e o emprego da prioridade de uma linguagem clara.
4° resposta: Positivismo lógico: Empirismo, o desejo de provar através da experiência e encontrar uma verdade absoluta. Falseabilidade (Popper); protege a conceiros de que não há procedimentos de seachar uma verdade absoluta, tudo é baseado em circunstâncias e hipéteses que podem apresentar falhas e serem modificados.
5° resposta: Aristóteles, filósofo essencialista (procurava a essência imutável das coisas,
o que partia de conceitos que ele denominava como “matéria e forma”). Popper; conceito de refutação, natureza mutável das coisas, todo conhecimento é apenas uma hipótese que pode falhar e ser substituída.
6° resposta: Não está limitado somente à acontecimentos, é trazido em consideração a ética, os valores e a influência proveniente da sociedade.
7° resposta: Copérnico que expôs o modelo heliocêntrico, que determinaca o sol como centro do universe (e não a terra), este era substancialmente o início para novos estudos como os de Galileu e outros seguintes. Em contra partida, Copérnico não tinha ao menos noção da extensão que seus estudos teriam e o quando seriam respeitados, assim, sua finalidade não era gerar um revolvimento.
8° resposta: Para Galileu, o modelo de Copérnico retratava a realidade, não limitando somente a um campo matemático, ou um objeto de cálculo que não equivalesse ao globo natural. Com galileu, a segmentação entre astronomia planetária e filosofia natural iniciou seu rompimento.
...