A Segunda Grande Guerra Mundial
Por: 30860735861 • 13/4/2020 • Trabalho acadêmico • 436 Palavras (2 Páginas) • 260 Visualizações
1) A Segunda Grande Guerra mobilizou nações e tropas. Qual foi o papel da Função Financeira durante e após a guerra?
Durante a segunda guerra mundial as economias foram devastadas, os países estavam preocupados em usar os poucos recursos que ainda lhes restavam para pagamentos de divididas internacionais e pelo sustendo do seu povo.
O compromisso maior dos estados no pós-guerra foi tentar reestabelecer as relações do mercado internacional o que dava a entender a incumbência com a liberalização dos pagamentos internacionais por transações correntes, isto é, por transações derivadas da aquisição de bens e serviços.
A liberdade de transferências de capital oriundas do lado real da economia contrapunha-se à contenção das transferências de capital para operações não vinculadas à aquisição de bens ou serviços, denominadas puramente transações de capital, de que são exemplos financiamentos e investimentos diretos.
Também foi no pós-guerra que surgiu a ONU, a organização foi criada com o intuito de facilitar o relacionamento entre os países, evitando assim novos conflitos, preservando a vida humana e a deflagração da economia mundial.
2) Quais eventos históricos no início do Século XXI foram relevantes para a Função Financeira? De que forma impactaram as finanças corporativas?
O século XXI traz consigo a quarta Revolução Industrial, também conhecida por Revolução Digital, originando a Indústria 4.0.
Se, no passado, as primeiras máquinas eram controladas por alavancas, com poucas possibilidades de “programação”, as evoluções tecnológica e eletrônica permitem novas funções, que requerem a atenção plena e ágil dos colaboradores e a interpretação de dados em painéis para embasar decisões, atualmente, muitos processos produtivos nas empresas são executados apenas por máquinas e equipamentos.
O momento atual permite combinar tecnologias físicas, digitais e biológicas, o que faz com que as mudanças sejam cada vez mais velozes. Assim, é imprescindível que as empresas busquem estar atualizadas para competir no mercado, buscando mecanismo para administrar seus bens e materiais.
Com o rápido avanço da tecnologia também surgiram diversas formas de investimentos que obrigaram as empresas, bancos, financiadoras a se adaptarem ao novo modelo de mercado, a incerteza nos investimentos de alto risco fez que a administração financeira também evoluísse, criando cada vez mais mecanismo e modelos complexos capazes de prever uma oscilação de mercado.
A necessidade das empresas em multiplicar seus ganhos de forma rápida e com risco mínimo, tornaram a gestão financeira um dos pilares mais importantes das organizações, a atualização e capitação dos profissionais engajados nesta área tende a ser constante dado a sua relevância nos processos e obtenções de lucro.
...