A Sistematização de Aprendizagem
Por: Grasiely Beck • 1/4/2020 • Trabalho acadêmico • 572 Palavras (3 Páginas) • 127 Visualizações
[pic 1][pic 2]
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA – CATÓLICA EAD
Disciplina: Humanidade, Sociedade e Ética
Professor: Dr. Juarez Moreira da Silva Junior
Estudante: Grasiely Nunes
3) Na perspectiva dos debates sobre a Ética nas relações humanas discorra sobre: globalização e justiça social
A Ética nas relações humanas engloba tanto a globalização quanto a justiça social. A ética nas relações humanas é uma reflexão crítica sobre a moralidade, por isso não se deve confudi-la.
Atualmente, o conceito de globalização encontra-se superado, tratando os estudiosos de um novo fenômeno mundial denominado transnacionalidade. E o mundo não parou de transmutar. Sempre impulsionado pelo capital, pelo lucro, pelo acúmulo de riquezas, manteve-se a ultravalorização do capitalismo, juntamente com a uma perda de controle das territorialidades pessoais ou colectivas das relações político-econômicas e o enfraquecimento do Estado-soberano, entres as características deste novo fenômeno mundial.
Portanto, as relações humanas são pontuadas pelo modo de viver de cada um ou pela ética, pois vivemos em uma sociedade que está em constante mudança. Junto com essa modificação estamos enxergando a crescente violência tanto física como moral, que está cada vez mais abundante gerada pela desvalorização da vida no mundo atual.
Ainda que vivamos em uma sociedade globalizada, contemporânea e em constante evolução tecnológica, ainda assim, nos deparamos com a incapacidade humana de refletir, administrar e estabelecer diretrizes para proteção a respeito da própria raça, esquecendo que a ética deve ser vista como uma espécie de alicerce na construção da sociedade.
No entanto, mesmo diante dessas pontuações sabemos que estamos em uma sociedade "organizada". Mesmo que haja algumas rupturas ou crises, ainda permanecemos numa sociedade estruturada, pois quando o sentimento ético se rompe, a humanidade começa a entrar numa crise autodestrutiva, por isso o ser humano, afetivo, pensante e emocional precisa de um tempo para se adaptar aos novos avanços tecnológicos.
Todavia, se a categoria reconhecimento é hoje indiscutível, sua relação com a redistribuição carece de um tratamento maior. Atualmente, diante das transformações promovidas pelos processos de globalização, a busca por um patamar de justiça social deve englobar ao menos dois conjuntos de questões: as que se projetam com base nas lutas por redistribuição e as que se originam nas reivindicações por reconhecimento
Cito aqui um teólogo chamado Leonardo Boff, que em sua obra “Ethos Mundial: um consenso mínimo entre os humanos” expõe com muita perspicácia não apenas a sua preocupação pela perpetuação da raça humana, mas com a própria sobrevivência do planeta, com toda sua biodiversidade e complexidade, alertando para existência de três grandes problemas globais, os quais suscitam a urgência de uma ética mundial, a saber: a crise do sistema de trabalho, a crise social e a crise ecológica.
Uma das principais urgências da ética é a da justiça social para suprir as necessidades básicas do homem, respeitando o planeta, pautada na equidade entre os seres humanos.
...