A TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO
Por: romstuchi • 19/11/2017 • Projeto de pesquisa • 4.380 Palavras (18 Páginas) • 419 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CURSOS SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM IV
SÃO PAULO
2017
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CURSOS SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM IV
Alunos:
Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM IV, apresentado como um dos pré-requisitos para aprovação do bimestre vigente no Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio.
Orientador: Prof. Cesar Augusto Baldijão Pereira
SÃO PAULO
2017
RESUMO
Apresente pesquisa tem por objetivo apresentar uma análise da utilização prática dos conhecimentos obtidos nas áreas de Mercado de Capitais, Dinâmica das Relações Interpessoais e Introdução ao Agronegócio. A empresa Fazenda caracteriza-se por ser uma fazenda familiar dedicada à produção de cana-de-açúcar, cultivo principal de nossa região. Além da cana, cultiva outras culturas e também dedica-se à criação de animais. A disponibilidade das informações pela empesa possibilitou a análise de sua administração, bem como a prática de gestão e controle da empresa no que tange ao relacionamento com funcionários e clientes.
Palavra chave:
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 0
2 CONTABILIDADE 0
3 ESTATÍSTICA APLICADA ..................................................................................... 12
4 FUNDAMENTOS E IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA
5 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1 INTRODUÇÃO
O objetivo principal do presente projeto visa apresentar uma análise como nos dias atuais as empresas rurais e o campo do Agronegócio vêm utilizando das técnicas de gestão para alcançar novos resultados em sua produção.
Atualmente com novas tecnologias para o campo, e com a formação de novos profissionais mais capacitados para aplicar métodos administrativos no Agronegócio, as empresas e principalmente as propriedades rurais, sejam elas de pequeno, médio e grande porte não podem ficar para trás, pois nesse campo essas novas técnicas fazem muita diferença.
Ao escolher a empresa Fazenda, puder analisar que a sua localização é excelente para sua produção, pois sua principal atividade é a produção de cana-de-açúcar, o principal cultivo de nossa região. Além da cana, cultiva outras culturas e também dedica-se à criação de animais.
Em nossa região temos as principais usinas do Estado, que movimentam as exportações de açúcar e etanol para vários países da América, Europa e Ásia.
Durante as visitas da empresa pude compreender como seus gestores aplicam muitos conceitos, conhecimentos e informações que foram estudados nas matérias do Curso de Agronegócio.
Além disso, pude apresentar novas técnicas e informações nas áreas de Mercado de Capitais, Dinâmica das Relações Interpessoais e de Introdução ao Agronegócio, a fim de melhorar à sua atuação no mercado.
2 MERCADO DE CAPITAIS
A contabilidade atualmente muito auxilia no agronegócio: o produtor necessita planejar as técnicas que serão desenvolvidas, bem como gerenciar financeiramente sua produção para ganhar espaço no mercado e colocar no mercado produtos de qualidade.
Assim, a contabilidade desempenha um importante papel como ferramenta gerencial através de informações que permitem:
- o planejamento
- o controle
- a tomada de decisões
Essas ferramentas são o que transformam as propriedades rurais em empresas rurais.
Empresa rural: Arnodi apud Anceles (2002, p. 158), comenta “que a empresa para se enquadrar no direito, tem uma visão tripartite: o empresário, a atividade econômica organizada e o estabelecimento”.
Já Segundo Marion (2002, p. 24), “empresas rurais são aquelas que exploram a capacidade produtiva do solo por meio do cultivo da terra, da criação de animais e da transformação de determinados produtos agrícolas”.
E complementando tais definições, citamos Crepaldi (1998, p. 23), “é a unidade de produção em que são exercidas atividades que dizem respeito a culturas agrícolas, criação do gado ou culturas florestais, com a finalidade de obtenção de renda”.
Em todas as conceituações citadas acima, a empresa rural é definida como uma empresa rural de exploração da terra e/ou de criação de animais como fonte de renda e com fins lucrativos.
A partir dessa definição, didaticamente podemos agrupar da seguinte forma as empresas rurais:
1) Produção Vegetal – Atividade Agrícola;
2) Produção Animal – Atividade Zootécnica;
3) Indústrias Rurais – Atividade Agroindustrial.
O empresário rural, segundo o Novo Código Civil é “aquele que exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou serviços”.
O empresário rural pode exercer sua profissão com empresário, como autônomo e como sociedade empresária, cada uma de uma forma jurídica, a saber respectivamente: inscrito na Junta Comercial (o que não é obrigatório), sem registro na Junta e, por fim, inscrito na Junta Comercial, como sociedade limitada.
...