A TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
Por: Gustavo Mollmann • 11/6/2017 • Trabalho acadêmico • 4.013 Palavras (17 Páginas) • 198 Visualizações
[pic 1]
ANHANGUERA EDUCACIONAL
CAXIAS DO SUL- R.S.
TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
DOUGLAS ALVES-5969309842
EDUARDO VOZNIAK CICHACZEWSKI-2600738777
FABRICIO BESKOW –7796826375
GUSTAVO MOLLMANN – 7796779985
EMPREENDIMENTO FAMILIAR
CAXIAS DO SUL
2017
DOUGLAS ALVES-5969309842
EDUARDO VOZNIAK CICHACZEWSKI-2600738777
FABRICIO BESKOW –7796826375
GUSTAVO MOLLMANN – 7796779985
EMPREENDIMENTO FAMILIAR
Projeto Interdisciplinar apresentado ao curso de Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera como requisito parcial à obtenção de nota para aprovação da disciplina de Projeto Interdisciplinar aplicado aos cursos de Tecnologia I.
Tutora Eletrônica: Renata Cotrim
Tutor(a) de Sala: Simone De Carli
CAXIAS DO SUL
2017
1 INTRODUÇÃO
Essa pesquisa trata sobre o desenvolvimento de um plano de negócios, sendo essa uma ferramenta útil e necessária para alcançar o sucesso dentro do empreendedorismo.
Foi realizada uma pesquisa com uma empreendedora de empresa familiar no ramo de alimentação. Para essa empreendedora os desafios são constantes e seu relato nos traz o entendimento da importância de acreditar no seu negócio e acima de tudo ir em busca de conhecimento e aperfeiçoamento dentro do seu segmento.
Nos dias de hoje existem recursos que auxiliam o empreendedor na sua busca. Encontrar seu talento através do conhecimento sem perder seus valores certamente será um excelente caminho para a inovação.
As informações são disponibilizadas de diversas formas, seja em livros, palestras, cursos, dentre outros. Basta o empreendedor conhecer mais sobre o seu negócio e sobre assuntos que são relevantes para o crescimento da sua empresa como comportamento organizacional, empreendedorismo, ética e relações humanas no trabalho, desenvolvimento pessoal e profissional.
2 DESENVOLVIMENTO
Entrevista com um Empreendedor
Nome da Empresa: Roque Santeiro Lanches Ltda
Endereço: Av. Rio Branco,1852
Cidade: Caxias do Sul
Estado: RS
Ramo de Atividades: Alimentação
Produtos e/ou serviços: Refeições / Lanches
Data de Início das atividades: Atual sede desde 1992.
Entrevistado:
- Que fatores o influenciaram a se tornar um empreendedor?
A empresa ser familiar.
- Existem outros empreendedores em sua família?
Sim.
- Sua ideia empreendedora nasceu durante seu período de estudos no
Colégio ou faculdade?
Não, desde pequena sempre me imaginei tendo um negócio próprio.
- Qual foi a sua educação formal? Foi relevante para o negócio?
Formação em Pedagogia com especialização em Psicopedagogia. O fato de ter uma formação universitária já se torna bastante relevante para o negócio, no meu caso minha formação me serviu pra ter uma visão mais apurada na busca por serviços e melhorias da empresa.
- Porque muitos Profissionais têm medo de se arriscar em um empreendimento?
Acredito que muitas pessoas têm medo de que o negócio não dê certo. Iniciar um negócio exige muito nos dias atuais, financeiramente, profissionalmente e emocionalmente.
- Como este futuro projeto poderá trazer independência ao profissional, impulsionando sua carreira e possibilitando o alcance de seus objetivos profissionais e pessoais?
Tendo um empreendimento próprio é possível alcançar uma infinidade de metas, entre elas ascensão profissional, e consequentemente uma independência financeira e autonomia para dirigir sua empresa da forma que melhor lhe convir, mas para chegar nisso existe um caminho a percorrer e durante a travessia desse caminho que mora o perigo, é preciso sonhar, mas com os pés no chão.
- De que forma na teoria e na pratica a ética e as relações humanas no
trabalho irão contribuir para o sucesso de um empreendimento?
A ética é fundamental em todos os âmbitos de nossa vida e em qualquer situação, é imprescindível ser ético nas relações e principalmente consigo mesmo. Para que uma empresa tenha sucesso, ela não alcança este sucesso sozinho, ela precisa de pessoas. Por trás da empresa tem alguém que sonhou e idealizou a sua existência, pessoas que deram suporte a este sonho e pessoas que trabalharam para que este sonho se concretizasse. Por mais que existam máquinas que substituam o trabalho humano, existe uma pessoa para que esta máquina cumpra com seu objetivo.
- Como você encontrou a oportunidade de empreender?
Através da família.
- Como você avaliou esta oportunidade?
Com certeza é uma excelente oportunidade de adquirir conhecimento e experiência para meu crescimento profissional.
- Você já tinha um plano de negócios? Se não, fez algum tipo de
planejamento? Explique.
Quando iniciei na direção da empresa, ela já tinha uma história e clientela formada, porém foi necessário modernizar as instalações e a cada dia surgem novos desafios que requerem mudanças na produção, na equipe e no espaço físico e quando se tem um planejamento facilita bastante o momento de colocar os planos em prática.
- Que experiência de trabalho anterior você teve antes de abrir um
negócio?
Trabalhei como professora e não via meu trabalho reconhecido por mais que me esforçasse, além do salário que não cobriam minhas despesas com estudo. Então decidi trabalhar na empresa da família onde eu tinha um salário melhor, e com o tempo fui recebendo mais tarefas na parte administrativa e tomando gosto pela área.
...