A TECNOLOGIAS DE GESTÃO .
Por: zcml • 28/4/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 5.860 Palavras (24 Páginas) • 157 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP [pic 1][pic 2]
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DE GESTÃO
REGINA ARAÚJO DA SILVA- RA 411775
REGIANE ARAÚJO DA SILVA– RA 411777
EUNICE DA SILVA SANTOS– RA 419823
IVONE DA SILVA SANTOS – RA 424502
GILBERTO RODRIGUES FERREIRA – RA 408033
POLICIANA ALEXANDRE SILVA – RA 431161
JANINE RAMOS DOS SANTOS – RA 7932711066
TECNOLOGIAS DE GESTÃO
Tutora: Cristiana Santos Souza
ITACARAMBI – MG
Maio/ 2014
SUMÀRIO
INTRODUÇÂO -----------------------------------------------------------------------------------03
I - DESAFIOS PARA O GESTOR CONTEMPORÂNEO ----------------------------------04
1.1 EMPRESA IDENTIFICADA -------------------------------------------------------------------04
II - MUDANÇA ORGANIZACIONAL E QUEBRA DE PARADIGMAS ---------------05
III - PAPÉIS DO GESTOR ORGANIZACIONAL-------------------------------------------07
3.1 O Papel Do Administrador ----------------------------------------------------------------------07
IV - TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL-------------------------------10
V - FERRAMENTAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL--------------------------------12
5.1 - Novas Demandas E Ambientes Para O Gestor Contemporâneo --------------------------13
VI - PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS, VANTAGENS E APLICAÇÕES DE CADA UMA DAS TECNOLOGIAS APRESENTADAS NO LIVRO TEXTO --------------------15
VII - GESTÃO E ORGANIZAÇÃO HORIZONTAL----------------------------------------22
7.1 Aprendizagem Organizacional: Capital Intelectual E Gestão Do Conhecimento ---------23
7.2 Gestão Do Conhecimento ------------------------------------------------------------------------23
7.3 Processo SECI -------------------------------------------------------------------------------------23
CONCLUSÔES ---------------------------------------------------------------------------------------24
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS ------------------------------------------------------------25
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo, conhecer as principais tecnologias e ferramentas de gestão da atualidade e também as demandas e ambientes necessários para o gestor moderno atuar.
A sociedade vem experimentando mudanças significativas no que tange a tecnologia, economia, política, ecologia e aspectos sociais em geral, portanto, estas deverão estar sempre prontas para mudar e adaptar-se as novas exigências. Em tal cenário são muitos os questionamentos dos gestores de empresas. Todavia, métodos, técnicas.
Racionalizar processos e ajustar seus planejamentos: estratégicos e operacionais sempre que necessário. Vários são os conceitos de estratégia, mas um dos mais utilizados é aquele que a define como o conjunto de planos da administração de uma empresa para alcançar resultados consistentes com a missão e os objetivos gerais da organização. Mas não importa a definição que se escolha, desde que haja dentro delas palavras-chave como mudanças, competitividade, desempenho, posicionamento, missão, objetivos, resultados, integração e muitas outras ainda.
I - DESAFIOS PARA O GESTOR CONTEMPORÂNEO
As organizações precisam estar mais atentas ás novas demandas da moderna sociedade, porque ela está mais exigente e não somente quantos aos avanços tecnológicos e inovações, mas também quanto às ações empresariais. Com isso, as empresas precisam criar procedimentos que diferenciem seus produtos ou marcas para que sobrevivam nesta realidade mercadológica.
1.1 EMPRESA IDENTIFICADA
DROGARIA BIOFARMA: situada na Rua Januária n 273 – Centro, Município de Itacarambi – MG. Com segmento na manipulação de medicamentos, cosméticos, produtos naturais e suplementos nutricionais, medicamentos em geral. Sua missão é atuar com a manipulação e a venda dos produtos com qualidade e inovação, valorizando a saúde e o bem-estar do ser humano, com ética, excelência, humanização, profissionalismo e responsabilidade social. Empresa de Médio Porte segundo o SEBRAE.
II - MUDANÇA ORGANIZACIONAL E QUEBRA DE PARADIGMAS
A mudança organizacional é um processo de modificar a ordem existente, para melhorar a empresa em todos os aspectos e alcançar seus objetivos. O mundo vem se modificando cada vez mais rápido e traz profundas e amplas transformações que exercem impacto direto nos trabalhadores. É de interesse das empresas, trazerem soluções aos seus funcionários, como forma de melhorar a produtividade e a satisfação interna, para que estas pressões que são causadas por estas mudanças, sejam minimizadas.
As organizações tem que estar atentas às novas demandas da sociedade moderna.
A quebra de paradigma são teorias dominantes que muda o conceito de certo e errado, apresenta novos focos de interesse, e indica maneiras diferentes de reagir quando metas não são alcançadas. Procura ver o problema por diferentes ângulos e vai além da superficialidade.
Para se preparar para mudanças, uma organização precisa fazer todo um planejamento, para que o processo se dê de uma maneira satisfatória para todos.
O termo “paradigmas” serve para indicar modelos ou padrões, servindo como referência para explicar às pessoas como lidar com diferentes situações e ajudá-las nisso. Criando um critério para as escolhas de problemas que poderemos considerar como dotados de uma solução possível. O paradigma oferece uma visão acerca do mundo e também um conjunto de problemas para serem resolvidos, contudo, quando muitas questões surgem e já não são solucionadas pelo paradigma vigente.
...