TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia e Gestão

Por:   •  29/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.463 Palavras (10 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 10

Gestão da Qualidade Total

A Gestão de Qualidade Total, conhecida como TQM e também conhecida como GQT ou TQC que foi desenvolvida nas décadas de 1950 a 1980 e tem foco de atingir necessidades dos clientes, tomando como prioridade a qualidade nas empresas, o conceito de Qualidade foi primeiramente associado à definição de conformidade as especificações, posteriormente o conceito evoluiu para a visão do cliente.

Durante a implantação do GTQ, houve uma avaliação do seu custo, onde metas severas como zero de defeito, foram impostas para atingir a qualidade total dos processos, abrangendo os conceitos de confiabilidade. É um meio para atingir objetivos e resultados desejados, e como tal, faz uso de um conjunto de técnicas e ferramentas  integradas ao modelo de gestão.Segundo Campos (1992) TQC é o controle de exercício por todas as pessoas para a satisfação das necessidades de todas as pessoas.

Estes conceitos são formados pela orientação do cliente, pela qualidade em 1º lugar, com ação orientada por prioridades, pelo controle dos processos, pelo respeito do empregado como ser humano entre outros conceitos.

De acordo com Juan (2002), diz que GQT é definida como extensão de planejamentos da empresa, incluindo o planejamento da qualidade como elemento básico. Isto estabelece metas abrangentes como determinações nas ações para alcançar qualidade total.

O autor Harrington (1997) define os pontos básicos  que são: o envolvimento da alta direção; capacitação em todos os níveis; prevenção de erros táticos e operacionais ; utilização de métodos estatísticos; treinamentos; seleção de fornecedores; estabelecimento de indicadores de desempenho e promoção do trabalho em equipe.

Na visão de Wood (2004) a pratica da qualidade é um momento delicado, onde nos anos 80 vive-se muito na euforia e no entusiasmo. Pra Wood, a participação efetiva do presidente na empresa, ter o foco no consumidor para evitar confusão entre meios e os fins, atenção prioritária aos processos crítico, geram impactos e ligações do sistema de recompensa aos objetivos organizados, são alguns critérios dos processos de qualidade. Hoje não se pensa no por que da qualidade, mas sim como obter.  

Terceirização na Empresa de Estudo

A terceirização chegou a esta empresa como uma grande solução para um importante setor; a entrega de mercadoria. Por motivo de redução de custo, a empresa terceirizou seu departamento entrega de mercadoria, contratando os serviços de transporte. Com isso a empresa abaixou os custos com empregados extinguindo o setor transporte que antes era dela própria.

No setor, a empresa tinha um gasto de 50, 000 de salário com funcionários, o gestor Administrativo, por sua vez, fez uma pesquisa de mercado nesta área e constatou que era vantajoso por isso firmou um contrato de R$25.000,00 por mês, economizando assim, R$25.000,00/mês, alem disso, pode contar com todos os serviços que presta.

Também tem vantagem de não se preocupar com todos os outros problemas que são peculiares de empregados e empresa. Ainda no processo de terceirização, são diversas as vantagens que se tem em contratar uma terceirizada, exemplo; todo o custo com funcionários e ou empregados, corre por conta da contratada. Todo o contrato tem clausulas que devem ser seguidas e qualquer problema com a execução do serviço ou por negligencia da contratada, pode muito bem ser resolvida por pagamento de multa, indenização ou até rescisão de contrato, conforme o que foi acordado entre as partes.

Tudo isso, a contratante não tem preocupação de registrar os terceirizados nas consolidações das Leis de Trabalho, cabe aos prestadores de serviço, ação de registro e custo com seus empregados.

Relatório de serviços que podem ser terceirizados

No caso da empresa alem dos setores já terceirizados como, Transporte, ela poderia terceirizar a limpeza. Aempresa tem sua limpeza feita pelos funcionários com escala de revezamento, mesmo assim fica um pouco a desejar, pois com movimento que a loja tem às vezes fica muito em cima da hora de fechar ou troca de turno e acabam fazendo a limpeza de mau jeito.

Analisando estes fatores, chegamos à conclusão que se poderia investir nessa área, pois os funcionários iriam ficar mais satisfeitos.

Tecnologia de Gestão: Benchmarking

A tecnologia pode ser aplicada em qualquer empresa de diferentes posicionamentos no mercado ou até mesmo ser usada como alicerce para mudanças se for necessário. Isso quer dizer que o administrador de empresa ou empreendedor, terá plenas condições de aplicar esta tecnologia escolhida com maiores possibilidades de sucesso.

Esta linha de gestão pode ser um diferencial pára evitarem a vulnerabilidade diante do mercado competitivo ou até mesmo a busca de tão desejada superioridade do mundo dos negócios. Ter uma boa fonte de informação, ajuda no estabelecimento dos caminhos a serem trilhados, que conduzem o sucesso. É a busca das melhores praticas na empresa que conduzem ao desempenho.

Até por certo ponto é composto por varias etapas, mas pode ser facilmente descrito como um processo comparativo que visa aprimorar continuamente os produtos, serviços, estratégias e processos internos de uma corporação. O benchmarking é um dos mais úteis instrumentos de gestão para melhorar o desempenho das empresas e conquistar a superioridade em razão à concorrência.

A essência deste instrumento parte do principio de que nenhuma empresa é melhor em tudo, o que implica reconhecer que existe no mercado quem faz melhor do que nós.

Quando a aprendizagem resultante de um processo de Benchmarking é aplicada de forma correta, facilita a melhoria do desempenho em situação criticas no seio de uma empresa.

As características desta tecnologia são: um processo continuo, uma procura que fornece informação valiosa; um processo de aprendizagem; um leque de oportunidades; uma analise aos processos e uma ferramenta de gestão aplicável aos processos da empresa.

O mundo das grandes corporações é uma pratica necessária e que pode render empresa vantagens competitivas que vão determinar no futuro. É um processo que esta na raiz do conhecimento humano e veio aperfeiçoando-se na medida do desenvolvimento do conhecimento estratégico e da visão sistêmica de uma determinada empresa que esta aberta a quebrar seus paradigmas.

Existem pelo menos quatro tipos de benchmarking, que é o interno, o competitivo. O funcional e o genérico.

Benchmarking Interno: visa identificar as melhores praticas interna da empresa e expandir sobre essas pratica outros setores da organização. Este tipo de tecnologia é um dos mais fáceis de ser executado, pois dados envolvidos estão disponíveis e não há problema de confiabilidade, porem pode haver pode haver desvantagens neste tipo de benchmarking, pois as praticas internas podem estar impregnadas pelos mesmos paradigmas. A realização de um benchmarking interno geralmente propicia um passo para um estudo voltado para fora, ou seja, ou uma focalização externa na busca de melhorias Benchmarking Competitivo: é o tipo mais difícil de ser praticado, porque as empresas visadas são aquelas que disputam o mesmo mercado, ou seja, concorrentes diretos e geralmente não estão dispostas ou interessadas em ajudar a equipe envolvida no processo de benchmarking competitivo. Este tipo de tecnologia competitiva foca medir funções, métodos e características básicas de produção em relação aos seus concorrentes diretas, e melhorá-los de forma que a empresa possa inicialmente alcançar seus concorrentes, e depois ultrapassá-los, tomando a melhor seu ramo, ou mínimo melhor que seus concorrentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (60.5 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com