A Trabalho de Ética
Por: Josinaldo Araujo • 7/10/2019 • Trabalho acadêmico • 804 Palavras (4 Páginas) • 143 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – CCSA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
MBA EXECUTIVO EM GESTÃO E LIDERANÇA UNIVERSITÁRIA
PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Discente: JOSINALDO JOSE DE ARAUJO JUNIOR
RECIFE
20/08/2015
Qual a estrutura de seu setor?
Falaremos da experiência da escolaridade, setor agregado à coordenação do curso. Objetivos Gerais: atender os clientes do setor, alunos e professores, de forma eficiente. Objetivos específicos: receber e encaminhar processos, dar encaminhamento às solicitações dos discentes, gerenciar o sistema interno de gestão acadêmica do setor, receber demandar oficiais dos discentes acerca das ações pedagógicas, a fim de encaminhá-las à chefia responsável e organizar toda documentação de competência do setor.
Trabalhamos sobre a égide da estrutura formal, imperativo aos órgãos públicos, regidos por legislação específica. ESTRUTURA FORMAL: Deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns aspectos pelo seu organograma.
• Ênfase a posições em termos de autoridades e responsabilidades.
• Estamos sujeitos a controle.
• Temos uma estrutura.
• Há Líder formal – Chefia.
Trabalhamos em um sistema de responsabilidade departamental, com sistema de autoridade com níveis hierárquicos e com o sistema de comunicação interno viável: e-mail ou telefone. Estamos, assim, sob a estrutura funcional. Trabalhamos sob a supervisão direta e ajustamento mútuo.
Ela está adequada?
A nós nos parece adequado o modelo apresentado para o funcionamento do setor. O dimensionamento da força de trabalho é que deixa a desejar. Muito mais em função da ausência de mão de obra do que por ineficiência da estrutura. Para um setor que trabalha diretamente com públicos distintos: docentes e discentes, as ações heterogenias desempenhadas por um único funcionário leva, inexoravelmente, a um serviço sem excelência. Para se ter uma ideia, outros setores da mesma instituição, e a comparação recai sobre cursos que tenham o mesmo dimensionamento de alunos, o quantitativo de servidores gira na ordem três vezes mais. Logo, muito menos a questão do alcance dos objetivos está ligada a uma má qualidade do trabalho e do dimensionamento ou estrutura do setor, mas muito em função da carência da mão de obra.
Então, em resposta ao quesito, a estrutura está adequada teoricamente. Tecnicamente falando, se encaixa nos parâmetros esmiuçados.
Como seu setor funciona?
Somos um setor de escolaridade em um curso de graduação. Toda demanda discente e docente, no que se refere à questões pedagógicas, está concentrada na escolaridade. Muito embora, por muitas vezes, seja a porta para solicitações que compreendem a competência de um departamento ou até o do centro onde o curso está vinculado. Recepcionamos os discentes em solicitação de documentação, em informações pertinentes ao curso, tais como: horários, localização de salas, contatos com o docente da disciplina, entre outros. No quesito de suporte à chefia, trabalhamos na assessoria do coordenador. Assim, todas as demandas burocráticas do setor ficam sobre nossa responsabilidade. Desde os contatos por e-mail ao recebimento de arquivos, confecção de documentos (memorandos, ofícios, declarações entre outros). Damos encaminhamento aos diversos processos que são entregues e despachados pela chefia imediata.
...