A Universidade e Ciência .
Por: michelicpires • 2/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.055 Palavras (5 Páginas) • 202 Visualizações
Questão 1 (3,5 pontos)
Os institutos e faculdades podem prescindir da pesquisa e da extensão, valendo-se apenas do ensino para exercer sua função educativa. Assim, responda: quais condições e/ou qualidades são imprescindíveis para que se defina uma instituição de ensino como universidade? Quais vantagens (estas condições e/ou qualidades) asseguram ou proporcionam a quem estuda em uma universidade? Sua resposta deve ter entre 5 a 8 linhas.
São imprescindíveis em uma universidade três condições: a pesquisa, a extensão e o ensino de qualidade.
A pesquisa amplia os conhecimentos adquiridos e os diversifica e a extensão é uma forma de disseminar os conhecimentos adquiridos, aperfeiçoes seus métodos aproximando-se de diferentes saberes. Desta forma, a universidade é responsável por garantir um ensino qualificado, através do contato sistemático com a cultura universal.
Questão 2 (3,0 pontos)
Leia atentamente o texto que segue. Trata-se da representação escrita da conversa telefônica entre a gerente do banco e o cliente.
Gerente: — Boa tarde. Em que eu posso ajudá-lo.
Cliente: — Estou interessado em financiamento para compra de veículo.
Gerente: — Nós dispomos de várias modalidades de crédito. O Senhor é nosso Cliente?
Cliente: — Sou Júlio César Fontoura, também sou funcionário do banco.
Gerente: — Julinho, é você, cara? Aqui é a Helena! Cê tá em Brasília? Pensei que você inda tivesse na agência de Uberlândia! Passa aqui pra gente conversar com calma.
Bortoni-Ricardo. S. M. Educação em língua materna.
São Paulo: Parábola, 2004 (adaptado).
Quando você estudou sobre a linguagem, mais especificamente sobre as variações de registro, certamente lhe ficou claro que o que determina a escolha de uma e não de outra variedade é a situação concreta de comunicação. A propósito disso, pode-se dizer que usar a linguagem correta implica também saber usar o nível de linguagem ideal para cada contexto comunicativo.
Levando em conta esses estudos feitos, e considerando o texto de Bortoni-Ricardo, responda de forma argumentativa:
a) Que razões levaram a gerente a modificar, de repente, a maneira de falar com o cliente? (4 a 5 linhas).
R: A gerente, a princípio, utiliza uma linguagem formal, por se tratar de um cliente, portanto, ao perceber que se referia a um colega, percebeu que não havia necessidade de tanta formalidade e decidiu utilizar a linguagem coloquial, que não necessita de formalidade. A linguagem coloquial leva uma forma descontraída, podendo utilizar-se abreviações.
b) Pode-se dizer que Helena domina diferentes modalidades linguísticas? Em caso de uma resposta afirmativa, esclareça quais são essas modalidades evidenciados no diálogo com o cliente, transcrevendo palavras ou expressões que as comprovem.
R: Ela domina duas formas de linguagens: A linguagem coloquial e a culta. Podemos perceber que na linguagem formal ela utiliza palavras como: Senhor, dispomos e ajudá-lo para um tratamento cordial. Já na linguagem coloquial ela utiliza palavras abreviadas como: Cê, pra, tivesse, cara.
Questão 3 (3,5 pontos)
A Unisul, como parte de sua missão enquanto Universidade, desenvolve ensino, pesquisa e extensão. A Jornada Unisul de Iniciação Científica – JUNIC é o evento onde os resultados das pesquisas realizadas por alunos e professores são divulgados anualmente. Faça uma consulta para conhecer os resultados de pesquisa que lá encontram-se publicados (link “Anais”) de qualquer uma das edições da JUNIC (2008 a 2014 em “Edições anteriores”). Após a consulta, escolha uma das pesquisas e apresente os dados sobre ela conforme indicado a seguir:
Título da pesquisa: Prevalência de Uso
...