EDUCAÇÃO, APRENDIZAGEM, HABILIDADES, CAPITAL INTELECTUAL, GESTÃO DE CONHECIMENTO, UNIVERSIDADE CORPORATIVA
Trabalho Universitário: EDUCAÇÃO, APRENDIZAGEM, HABILIDADES, CAPITAL INTELECTUAL, GESTÃO DE CONHECIMENTO, UNIVERSIDADE CORPORATIVA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kenneddy • 3/6/2013 • 3.938 Palavras (16 Páginas) • 944 Visualizações
INSTITUTO PARAIBANDO DE ENSINO DE ENSINO RENOVADO – INPER
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
EDUCAÇÃO, APRENDIZAGEM, HABILIDADES, CAPITAL INTELECTUAL, GESTÃO DE CONHECIMENTO, UNIVERSIDADE CORPORATIVA
GRUPO:
VERÔNICA
JOSENILDO NUNES
MARCELE BARROS
Mª FÁTIMA MEIRELES
IRICÉLIA TAVARES
GERLÂNDIA
“O segredo da existência humana consiste não somente em viver, mas ainda encontrar o motivo para viver.”
Dostoievski
INTRODUÇÃO
O ser humano com suas habilidades em grande maioria adquiridas num olhar, numa expressão ou fisicamente praticada ou ainda geneticamente processada, como andar, falar revela o poder do processamento de aprendizagem de cada ser.
Neste trabalho, o enfoque principal é como a aprendizagem nos ajuda a adquirir conhecimento, conviver com a sociedade e aplicar tais informações em nosso convívio diário. Bem como atribui habilidades da qual nos identificamos, porém nos retraímos de sondar novos conhecimentos.
Demonstremos agora atenção aos conteúdos preparados.
Educação
É um processo de atuação de uma comunidade sobre o desenvolvimento do indivíduo a fim de que ele possa atuar em uma sociedade pronta para a busca da aceitação dos objetivos coletivos.
Segundo o dicionário Aurélio
Educação é o “processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral, visando à sua melhor integração individual e social”.
Legislação brasileira
No Brasil, a educação é regulamentada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério.
Aprendizagem
Conceito: a aprendizagem é um processo integrado que provoca uma transformação qualitativa na estrutura mental daquele que aprende. Nesse processo são adquiridas ou modificadas as competências, as habilidades, os conhecimentos, o comportamento ou valores. Há aprendizados que são considerados natos, como o ato de aprender a falar e a andar. Nessecitando que ele passe pelo processo de maturação física, psicológica e social. Na maioria dos casos a aprendizagem se dá no meio social em que o indivíduo convive; sua conduta muda, normalmente, por esse fator, e por predisposições genéticas.
No processo de aprendizagem, existem alguns estilos de aprendizagem, que é um método que uma pessoa usa para adquirir conhecimento. Cada indivíduo aprende do seu modo pessoal e único. Um Estilo de Aprendizagem não é o que a pessoa aprende e sim o modo como ela se comporta durante o aprendizado.
Atualmente, existem pelo menos Sete Estilos de Aprendizagem identificados:
-Fisico (indivíduo que usa muito a expressão corporal)
- Interpessoal (indivíduo extrovertido)
- Intrapessoal (individuo introspectivo)
- Lingüístico (aqueles que se expressam melhor com palavras)
- Matemático (os que usam mais o pensamento/raciocínio lógico)
- Musical (se interessam mais por sons e música)
- Visual (exploram mais o aspecto visual das coisas)
Habilidades
É a capacidade do indivíduo de fazer algo com o conhecimento adquirido que lhe permita o desenvolvimento como identidade psicossocial, ou seja, um cidadão que interage com a sociedade plural em que vivemos, ao mesmo tempo, tendo demonstrando autonomia e reflexão diante de seus pensamentos e de seus sentimentos. É o grau de competência de uma pessoa relativamente a um determinado objetivo.
A habilidade pode ser uma aptidão inata ou desenvolvida. A prática, o treino e a experiência permitem que um sujeito consiga melhorar as suas habilidades.
Hoje o mercado de trabalho necessita de profissionais com bastantes habilidades, por isso estão em destaque algumas habilidades muito importantes que um profissional precisa ter.
Capacidade de liderança. É a capacidade natural dos outros seguirem a você. Se você tem facilidade em motivar seus colegas de trabalho, e eles sempre pedem a sua opinião para tomar decisões importantes, você já tem essa capacidade dentro de si. Fazer com que os superiores também te sigam é uma boa proposta. Para potencializar ainda mais essa capacidade, dedique uma parte do seu tempo para escutar os demais da equipe, conhecer os problemas pelos quais estão passando e deixar claro que eles podem confiar em você para alcançarem suas metas; tente ganhar o respeito dos demais por meio de suas atitudes, trabalhando com coerência e dando sempre o bom exemplo.
Integridade e coerência. Revela a capacidade que o profissional tem de se relacionar. Faz com que as outras pessoas se comprometam e cooperem com ele. Para isso é preciso confiança dentro de uma organização, bem como potencializar alguns pontos do profissional: analisar as situações em que houve um descomprometimento com alguma tarefa; informar aos outros quando não irá poder cumprir com uma tarefa, para não perder sua credibilidade; aplicar os feedbacks em suas ações; reconhecer seus erros perante os demais; fazer um planejamento, como um fluxograma, dos compromissos adquiridos que devem ser cumpridos.
Iniciativa. Serve para tornar as idéias boas em prática. É agir com velocidade e
...